terça-feira, maio 23, 2023

Um ditador bielorrusso pirateou um voo, para deter um opositor, há dois anos...

Raman Pratasevich (também Roman Protasevich; em bielorrusso: Раман Дзмітрыевіч Пратасевіч; em russo: Роман Дмитриевич Протасевич; Bielorrússia, 5 de maio de 1995) é um jornalista e ativista da oposição bielorrusso, preso pelas autoridades do país durante o Voo Ryanair 4978. Em 2023, foi sentenciado a 8 anos de prisão. 

    

(...)  

    

Em 23 de maio de 2021, o voo Ryanair 4978 (Atenas-Vilnius, Lituânia) com Pratasevich a bordo foi intercetado por um caça da Bielorrússia e desviado para o Aeroporto Nacional de Minsk. A equipe do aeroporto de Minsk disse que isso ocorreu devido ao relato de uma bomba a bordo. As autoridades aeroportuárias da Lituânia afirmaram que não foram informadas de uma ameaça de bomba e que a causa do desvio foi, em vez disso, um conflito entre um passageiro e um membro da tripulação. Em Minsk, Pratasevich foi removido do avião e preso. Nenhuma bomba foi encontrada a bordo. Apesar de o avião estar mais perto de Vilnius, o presidente bielorrusso Aleksandr Lukashenko, de acordo com sua assessoria de imprensa, ordenou pessoalmente o redirecionamento do avião para Minsk e enviou um caça MiG-29 da Força Aérea da Bielorrússia para escoltá-lo.

De acordo com o representante da Ryanair citado pela Novaya Gazeta, foi o controle de tráfego aéreo bielorrusso quem informou a tripulação do avião sobre a ameaça e disse-lhes que mudassem o curso para Minsk. A comunidade bielorrussa de localização de aviões postou um vídeo que retrata o MiG-29 intercetando o avião.

O advogado de aviação ucraniano, Andrei Guk, sugeriu que a intercetação da aeronave militar e o redirecionamento do avião para um aeroporto mais distante poderiam ter comprometido a segurança dos passageiros e tripulantes. Ele também observou que o Apêndice 2 da Convenção de Chicago considera a intercetação de aviões civis por aeronaves militares um último recurso, mas o caça militar bielorrusso descolou imediatamente. O professor associado da Escola Superior de Economia da Rússia, Dr. Gleb Bogush, também afirmou que a encenação (dramatização) de uma ameaça de bomba e a intercetação do avião pelas autoridades bielorrussas poderia ter colocado em risco passageiros e tripulantes e que tanto a Convenção de Chicago quanto a de Montreal deve ser usada na avaliação jurídica do caso. Ele também chamou a situação de "um precedente muito perigoso".

Em 3 de maio de 2023, Protasevich foi condenado a oito anos de prisão.

 

in Wikipédia

 

 



Sem comentários: