sábado, abril 08, 2023

Dulce Pontes - 54 anos

     
Dulce José da Silva Pontes (Montijo, 8 de abril de 1969) é uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecidas internacionalmente. Canta canções pop, música tradicional portuguesa (fado e folclore incluído), bem como música clássica.
Costuma definir-se como uma artista da world music. É compositora, poeta, arranjadora e produtora. A sua atividade artística contribuiu para o renascimento do fado nos anos noventa do século passado. Dulce distingue-se principalmente pela sua voz, que é versátil, dramática e com uma capacidade invulgar de transmitir emoções. É uma soprano dramática com uma voz potente, versátil e penetrante. É considerada uma das melhores artistas dentro do panorama musical Mundial.
Já atuou em palcos como o Carnegie Hall e ao lado de nomes como Ennio Morricone, Andrea Bocelli e José Carreras.
   

 


2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

José Egito de Oliveira Gonçalves (Matosinhos, 8 de abril de 1920 — Porto, 28 de janeiro de 2001), mais conhecido por Egito Gonçalves, foi um poeta, editor e tradutor.
"'Fundou e dirigiu diversas revistas literárias, como A Serpente (1951) ou Árvore (1952-54). Em 1977, foi-lhe atribuído o Prémio de Tradução Calouste Gulbenkian, da Academia das Ciências de Lisboa, pela selecção de Poemas da Resistência Chilena. Em 1995, obteve o prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com "E No Entanto Move-se". O seu último livro, 'Entre Mim e a Minha Morte Há Ainda um Copo de Crepúsculo", foi editado cinco anos depois da sua morte."

Fernando Martins disse...

Publicámos um post, às 10.30, a celebrar os 103 anos do nascimento do poeta...