domingo, abril 30, 2023

O escritor António Cabral nasceu há 92 anos...

  

António Joaquim Magalhães Cabral (Alijó, Castedo do Douro, 30 de abril de 1931 - Vila Real, 23 de outubro de 2007) foi um escritor português que se destacou em géneros como a poesia, ficção, teatro, ensaio literário, etnografia e ludoteoria.

 

in Wikipédia

 



Numa praia do sul



Aqui numa praia do sul o vento é morno

e os dias são de cera. Retiro

as escamas do quotidiano pensar.

Ácidas, salitrosas.

E assim mergulho

numa lentidão de algas e sal.



Assim te imagino, aldeia longínqua,

cada vez mais sepultada entre vinhedos.

Algures no norte. Semeada no sol.

O meu tronco de zimbro precisava

deste amolecimento erigido em saliva.



Precisava, sim, precisava de praia.

A praia todavia sou eu. É sobre mim

que me estendo. Eu, a areia; eu, o jornal;

eu, todos aqueles que não podem vir à praia.

Eu petrificado em sal como a mulher de Lot.





António Cabral

Sem comentários: