terça-feira, janeiro 31, 2023

Terry Kath, o desaparecido guitarrista dos Chicago, nasceu há 77 anos

      
Terry Alan Kath (Chicago, Illinois, 31 de janeiro de 1946 - Woodland Hills, Califórnia, 23 de janeiro de 1978)  foi um músico e compositor americano, mais conhecido como membro fundador da banda de rock Chicago. Ele tocou guitarra e foi a voz principal em muitos dos primeiros singles da banda. Foi elogiado pela banda por suas habilidades na guitarra e pelo seu estilo vocal, com influências de Ray Charles.
Crescendo numa família musical, Kath passou por uma variedade de instrumentos na sua adolescência, incluindo a bateria e o banjo. Tocou baixo em várias bandas em meados da década de 60, antes de se estabelecer na guitarra quando formou o grupo que se tornou os Chicago. A sua guitarra foi um componente importante do som do grupo desde o início de sua carreira e ele cantou em vários singles do grupo. Ele usou várias guitarras diferentes, mas acabou se identificando com a Fender Telecaster equipada com uma picape humbucker e decorada com vários adesivos. Kath também foi segundo alguns o guitarrista favorito de Jimi Hendrix.
Kath lutou com problemas de saúde e abuso de drogas no final da década de 70. Ele morreu em janeiro de 1978, de um tiro acidental na cabeça. O luto levou os Chicago a considerar a possibilidade de se extinguirem, mas decidiram retomar o trabalho com a canção memorial "Alive Again". Para comemorar a sua musicalidade, eles lançaram o álbum The Innovative Guitar of Terry Kath em 1997.
As circunstâncias de sua morte renderam-lhe o dúbio prestígio de ser a primeira celebridade a vencer um Prémio Darwin.
   

 


Sem comentários: