segunda-feira, janeiro 23, 2023

Pavlova morreu há 92 anos

 
Anna Matveyevna Pavlova (São Petersburgo, 12 de fevereiro de 1881 - Haia, 23 de janeiro de 1931) foi uma bailarina russa.
De talento e carisma excecionais, fascinou o mundo da dança no fim do século XIX e na primeira metade do século XX. O seu extraordinário talento e suas interpretações extremamente pessoais deram um novo sentido ao balé clássico. Ela era a artista principal do Ballet Imperial Russo e dos Ballets Russes de Sergei Diaghilev. Pavlova é mais reconhecida pela sua criação do papel de A Morte do Cisne (The Dying Swan) e, com sua própria empresa, tornou-se a primeira bailarina a viajar pelo mundo, incluindo América do Sul, Índia e Austrália.
 
(...)
 
No período de natal de 1930, Pavlova tira três semanas de descanso de uma turnê que realizava pela Europa. Na volta ao trabalho, próximo de Haia na Holanda, o trem em que estava foi obrigado a parar devido a um acidente ocorrido próximo da linha. Curiosa, desceu para ver o que havia acontecido, vestindo roupas muito leves para o tempo que fazia (um fino casaco sobre uma camisola de seda) e caminhando pela neve. Dias mais tarde, é acometida de forte pneumonia. Após breve sofrimento, morre de pleurisia no dia 23 de janeiro de 1931, no auge da fama e próximo de completar cinquenta anos. Segundo testemunhas, as suas últimas palavras após pedir para que lhe preparassem o seu traje de "A Morte do Cisne" foi: "Execute o último compasso bem suave".  
    
 
 

A Pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e à base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarinarussaAnna Pavlova. É crocante por fora e macia por dentro, sendo por vezes decorado com frutos por cima e foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia. Ambos reivindicam a invenção da sobremesa, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países. 

 

Sem comentários: