sexta-feira, janeiro 20, 2023

David Lynch nasceu há 77 anos

 
David Keith Lynch (Missoula, 20 de janeiro de 1946) é um diretor, roteirista, produtor, artista visual, músico e ocasional ator norte-americano, reconhecido pelos seus filmes surrealistas. Ele desenvolveu o seu próprio estilo cinematográfico, que foi chamado de "lynchiano", que é caracterizado por imagens de sonhos e meticuloso desenho sonoro. Na verdade, o surreal e, em muitos casos, os elementos violentos de seus filmes lhes deram a reputação de "perturbar, ofender ou mistificar" o seu público.

Nascido numa família de classe média em Missoula, Montana, Lynch passou a sua infância viajando pelos Estados Unidos, antes de ir estudar pintura na Academia de Belas Artes da Pensilvânia na Filadélfia, onde ele fez a transição para produzir curtas metragens. Decidindo dedicar-se mais totalmente a esse meio, ele mudou para Los Angeles, onde ele produziu o seu primeiro filme, o filme de terror surrealista Eraserhead (1977). Depois de Eraserhead se tornar um clássico de culto no circuito de filmes de terror, Lynch foi contratado para dirigir The Elephant Man (1980), a partir do qual ele conseguiu sucesso comercial. Depois de ser contratado pela De Laurentiis Entertainment Group, ele procedeu para fazer mais dois filmes: o épico de ficção científica Dune (1984), que foi um fracasso de crítica e bilheteira, e o filme de crime neo-noir Blue Velvet, que foi muito aclamado.

Procedendo para criar a sua própria série de televisão com Mark Frost, a altamente popular Twin Peaks (1990-1992, 2017), ele também criou a prequela cinematográfica Twin Peaks: Fire Walk with Me (1992); um filme de estrada, Wild at Heart (1990), e um filme de família, The Straight Story (1999), no mesmo período. Voltando-se mais profundamente para o surrealismo, três de seus filmes seguintes trabalharam na estrutura não-linear da "lógica dos sonhos", Lost Highway (1997), Mulholland Drive (2001) e Inland Empire (2006). No entretanto, Lynch começou a usar a a Internet como um meio, produzindo vários programas para a web, como a animação DumbLand (2002) e o sitcom surreal Rabbits (2002). 

   

Sem comentários: