quinta-feira, dezembro 01, 2022

O Eurotúnel faz hoje 32 anos

Mapa indicando o trajeto do Eurotúnel sob o Canal da Mancha
   
O Eurotúnel (em inglês: Channel Tunnel; em francês: Tunnel sous la Manche) é um túnel ferroviário de 50,5 quilómetros de extensão que liga Folkestone, Kent, no Reino Unido, com Coquelles, em Pas-de-Calais, perto de Calais, no norte da França, sob o Canal da Mancha, no Estreito de Dover. No seu ponto mais baixo, atinge 75 metros de profundidade. Com um trecho submerso de 37,9 km, o túnel tem a parte submarina mais longa do que a de qualquer outro túnel do mundo, embora o Túnel Seikan, no Japão, seja mais longo (53,85 km) e mais profundo (240 metros).
O túnel leva os comboios de passageiros Eurostar, de alta velocidade, o veículo de transporte de cargas roll-on/roll-off Eurotunnel Shuttle, o maior do mundo, e comboios de transporte ferroviário internacional.
As primeiras ideias de uma ligação fixa através do canal apareceram em 1802, mas a pressão da política e da imprensa britânicas sobre a questão da segurança nacional paralisou as tentativas de construção de um túnel. O eventual sucesso do projeto, organizado pela Eurotunnel, começou com construção em 1988 e com a inauguração, em maio de 1994. Com o custo de 4,650 mil milhões de libras esterlinas, o projeto superou em 80% o orçamento previsto inicialmente. Desde a sua construção, o túnel tem enfrentado vários problemas: incêndios e tempo frio já chegaram a interromper a operação do túnel. Os imigrantes ilegais e requerentes de asilo têm tentado usar o túnel para entrar no Reino Unido, havendo, inclusive, mortes nessas travessias.
Secção-tipo do Túnel da Mancha
   
O encontro dos dois túneis, 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha, em 1 de dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem passar de um túnel para outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.
O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha Isabel II e pelo presidente François Mitterrand a 4 de maio de 1994.
  
Mapa geológico do túnel
     

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