sábado, novembro 19, 2022

Notícia interessante sobre o planeta Vénus

As nuvens de Vénus podem ser habitáveis. A confirmação estará para breve

 


 

O que sabemos sobre Vénus até agora foi recolhido de sondas anteriores. Em breve podemos descobrir se as nuvens do planeta são habitáveis.

Vénus, muitas vezes chamado de planeta “gémeo do mal” da Terra, formou-se mais próximo do Sol e desde então evoluiu de maneira bem diferente do nosso próprio planeta. Tem um efeito de estufa “descontrolado” (o que significa que o calor fica completamente preso), uma atmosfera espessa rica em dióxido de carbono, nenhum campo magnético e uma superfície quente o suficiente para derreter chumbo.

Várias missões científicas não tripuladas estudarão como e porque é que isso aconteceu, durante a próxima década. Mas agora alguns cientistas querem enviar uma missão tripulada para um sobrevoo. Esta é uma boa ideia?

Com um diâmetro ligeiramente menor que a Terra, Vénus orbita mais perto do Sol. Isto significa que qualquer água na superfície teria evaporado logo após a sua formação, iniciando o seu efeito de estufa.

Erupções vulcânicas precoces e sustentadas criaram planícies de lava e aumentaram o dióxido de carbono na atmosfera – iniciando o efeito de estufa descontrolado, que aumentou a temperatura de apenas um pouco mais alta que a da Terra para o seu alto valor atual de 475°C.

Enquanto o ano de Vénus é mais curto que o nosso (225 dias), a sua rotação é muito lenta (243 dias) e “retrógrada” – o contrário da Terra. A rotação lenta está relacionada com a falta de campo magnético, resultando numa perda contínua de atmosfera. A atmosfera de Vénus gira mais rápido que o próprio planeta. Imagens de muitas missões mostram padrões de nuvens em forma de V, compostas por gotículas de ácido sulfúrico.

Apesar das condições adversas, alguns cientistas especularam que as nuvens de Vénus podem, em algumas altitudes, abrigar condições habitáveis. Medições recentes aparentemente a mostrar fosfina – um sinal potencial de vida, pois é continuamente produzida por micróbios na Terra – nas nuvens de Vénus têm sido fortemente debatidas. Claramente, precisamos de mais medições e exploração para descobrir de onde vem.

 

Missões futuras

O que sabemos sobre Vénus até agora foi recolhido de várias sondas anteriores. Em 1970-82, por exemplo, as sondas soviéticas Venera 7-14 conseguiram pousar na superfície dura de Vénus, sobreviver por até duas horas e enviar imagens e dados.

Mas ainda há questões sobre como Vénus evoluiu de maneira tão diferente da Terra, que também são relevantes para entender quais planetas a orbitar outras estrelas podem abrigar vida.

A próxima década promete ser uma bonança para os cientistas que estudam Vénus. Em 2021, a NASA selecionou duas missões, Veritas e DaVinci, com lançamento previsto para 2028-30. A Agência Espacial Europeia selecionou a EnVision para lançamento no início de 2030. Estas são missões complementares e não tripuladas que nos darão uma compreensão mais profunda do ambiente e da evolução de Vénus.

A Veritas vai mapear a superfície de Vénus para determinar a história geológica, a composição das rochas e a importância da água primitiva.

A DaVinci inclui um orbitador e uma pequena sonda que descerá pela atmosfera e medirá a sua composição, estudará a formação e evolução do planeta e determinará se já teve um oceano.

A EnVision vai estudar a superfície, a subsuperfície e os gases residuais atmosféricos do planeta. Usará radar para mapear a superfície com melhor resolução do que nunca.

A Índia também planeia uma missão não tripulada, Shukrayaan-1, e a Rússia propôs a Venera-D.

 

in ZAP

Sem comentários: