Guilhermina Suggia por António Carneiro
Guilhermina Augusta Xavier de Medin Suggia (Porto, São Nicolau, 27 de junho de 1885 - Porto, 30 de julho de 1950) foi uma violoncelista portuguesa.
(...)
Guilhermina revolucionou o instrumento em técnica, posição e sonoridade.
Abriu
as portas profissionais do violoncelo às mulheres, até então quase
fechadas. De facto, o considerável gasto de energia exigido para
manejar a envergadura do violoncelo, acrescido do facto de as boas
maneiras da época obrigarem a colocar o instrumento de um ou outro lado
do corpo obrigando a uma significativa contorção do dorso, tornavam o
instrumento ainda mais inacessível às executantes femininas.(Note-se que
ainda em 1930
o violoncelo era tido como um instrumento indecoroso para as mulheres,
sendo então proibida a contratação de violoncelistas mulheres pela
própria orquestra da BBC).
Para Suggia, o violoncelo é o
mais extraordinário de todos os instrumentos, considerando-o ela o
único que tem a possibilidade de suster um baixo por um longo período e
a possibilidade de cantar uma melodia praticamente em qualquer
registo. Porém, para que se revele a substância musical do violoncelo, é
preciso que a técnica não seja estudada apenas como destreza, mas que
tenda sempre para a música. "A técnica é necessária como veículo de
expressão e quanto mais perfeita a técnica, mais livre fica a mente
para interpretar as ideias que animaram o compositor". Guilhermina
Suggia, "The Violoncello" in Music and Letters, nº 2, vol. I, Londres, abril de 1920, 106.
Em 1923 o pintor galês
Augustus John haveria de deixar na tela para a posteridade um pouco da
fibra e da atitude interpretativa de Guilhermina Suggia durante as
suas atuações. Conforme o próprio relatou, durante as sessões no seu
atelier, Suggia tocava Bach. É divino o momento que capta o pintor.
Coloca-lhe, por isso, um fantástico vestido vermelho.
Suggia tocava todos os importantes concertos da época para violoncelo e orquestra – os concertos de Haydn, Elgar, Saint-Saëns, Schumann, Eugen d'Albert, Dvořák.
in Wikipédia
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