terça-feira, junho 28, 2022

Henrique VIII de Inglaterra nasceu há 531 anos


Henrique VIII de Inglaterra
(nascido: Henry Tudor; Palácio de Placentia, Greenwich, 28 de junho de 1491 - Palácio de Whitehall, Londres, 28 de janeiro de 1547) foi rei de Inglaterra a partir de 21 de abril de 1509 (coroado a 24 de junho de 1509) até à sua morte. Foi-lhe concedido o título de rei da Irlanda pelo Parlamento Irlandês em 1541, tendo obtido anteriormente o título de Lorde da Irlanda. Foi o segundo monarca da dinastia Tudor, sucedendo ao seu pai, Henrique VII, e foi pretendente ao trono francês.
Henrique VIII foi uma figura marcante na História, ficando famoso por se ter casado seis vezes e por ter exercido o poder mais absoluto de entre todos os monarcas ingleses. Entre os factos mais relevantes do seu reinado inclui-se a rutura com a Igreja Católica Romana e o seu estabelecimento como líder da Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana), a dissolução dos mosteiros, e a união da Inglaterra com Gales.
Também promulgou legislações importantes, como as várias atas de separação da Igreja de Roma, de sua designação como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra, as Union Acts de 1535 e 1542, que unificaram a Inglaterra e Gales como uma só nação, a Buggery Act de 1533, primeira legislação contra a sodomia na Inglaterra, a Witchcraft Act de 1542, que castigava com a morte a bruxaria, "por invocar ou conjurar a um espírito demoníaco".
  

Sem comentários: