sábado, maio 28, 2022

Ian Fleming, o criador de James Bond, nasceu há 114 anos

   
Ian Lancaster Fleming (Londres, Inglaterra, 28 de maio de 1908 - Canterbury, Inglaterra, 12 de agosto de 1964) foi um oficial da Espionagem Naval do Reino Unido, jornalista e escritor britânico, nascido na Inglaterra, mais conhecido pelos seus romances de espionagem da série James Bond, e por ter criado o famoso personagem. Fleming nasceu numa família rica conectada com o banco Robert Fleming & Co.; o seu pai era MP (membro do Parlamento) por Henley, de 1910 até à sua morte, em 1917, na Frente Ocidental, durante a Primeira Guerra Mundial. Educado no Eton College, na Real Academia Militar de Sandhurst e nas universidades de Munique e Genebra, Fleming teve vários empregos antes de começar a escrever.
Enquanto trabalhava na Espionagem Naval Britânica durante a Segunda Guerra Mundial, Fleming foi envolvido nos estágios de planeamento das Operações Mincemeat e Golden Eye, com a primeira a ser realizada com sucesso. Ele também se envolveu no planeamento e supervisão de duas unidades de serviço ativas, a 30 Assault Unit e a T-Force. O seu serviço na guerra e a sua carreira como jornalista deram-lhe a base e conhecimentos para escrever doze romances de Bond e dois livros de contos.
As histórias de Bond estão entre os livros mais vendidos de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias vendidas mundialmente. Fleming também escreveu a história infanto-juvenil Chitty-Chitty-Bang-Bang e dois livros de não-ficção. Em 2008, o The Times colocou-o na décima-quarta posição em sua lista dos "50 Maiores Escritores de Língua Inglesa de todos os tempos".
Ele foi casado com Ann Geraldine Charteris, que se divorciou do segundo Visconde de Rothermere como resultado do seu caso com o autor. Fleming e Charteris tiveram um filho, Caspar. Fleming fumava e bebia muito, e sofria de uma doença do coração; ele morreu, em 1964, aos 56 anos, de um ataque cardíaco. Dois de seus livros de Bond foram publicados postumamente, e desde então outros cinco autores produziram romances com o personagem. A criação de Fleming já apareceu em 26 filmes, interpretado por oito atores diferentes.
   

Sem comentários: