segunda-feira, maio 30, 2022

Mel Blanc nasceu há 114 anos

   
Melvin Jerome "Mel" Blanc (São Francisco, 30 de maio de 1908 - Los Angeles, 10 de julho de 1989) foi um dobrador norte-americano.
  
Carreira
Foi membro da Ordem DeMolay. Ganhou fama dando vozes a desenhos animados. Iniciou a sua carreira em participações não creditadas em desenhos da Warner em 1937 com Porky's Road Race, depois fez as vozes de Porky Pig e Daffy Duck no desenho Porky's Duck Hunt. Após o sucesso, passou a dar vozes a maioria dos personagens de Bugs Bunny, incluindo ao próprio, nos cinquenta anos seguintes.
Blanc também deu vozes ao Pica-Pau, de Walter Lantz, em três desenhos animados, em 1940, (do qual, curiosamente, a risada é original do Happy Rabbit, personagem que se tornaria Bugs Bunny). Blanc só começou a ser creditado nas curtas metragens dos Looney Tunes quando assinou um contrato de exclusividade com a Warner, e por causa disso não pode continuar a trabalhar para Walter Lantz.
Walter Lantz não conseguiu encontrar um ator que reproduzisse a risada para o Pica-Pau. Então  usou a gravação da risada de Blanc nos próximos desenhos que produziu. Isso lhe renderia, mais tarde, processos de Mel Blanc contra Lantz, no entanto, o juiz negou reconhecer os direitos  de Blanc, ficando do lado de Walter Lantz (devido ao facto de não ter registado a voz antes de sair dos estúdios Universal).
Durante as décadas de 60 e 70, Blanc também mostrou o seu talento em episódios dos desenhos Scooby-Doo, The Flintstones, The Jetsons, The Pink Panther e na série de Tom and Jerry, onde deu voz a Tom na altura em que Chuck Jones estava na produção da série.
As últimas participações que fez foram em 1989, dando vozes a Porky Pig e Daffy Duck, no especial de 50 anos, e (postumamente) em 1990 como Cosmo Spacely, em Jetsons: The Movie.
   
  
Morte
Blanc começou a fumar quando tinha apenas nove anos de idade. Aos 77 anos, foi-lhe diagnosticado um enfisema, o que o levou a parar de fumar. Em 19 de maio de 1989, Blanc foi internado no hospital Cedars-Sinai Medical Center pela sua família, quando notaram que teve uma crise de tosse durante a filmagem de um anúncio. A saúde de Blanc piorou e os médicos descobriram que ele tinha doença arterial coronária em estado avançado.
Faleceu dia 10 de julho de 1989, no mesmo hospital que foi internado, em Los Angeles, aos 81 anos de idade. Mel está enterrado no cemitério Hollywood Forever "o cemitério das celebridades". Na sua lápide está escrito "Mel Blanc Man of 1000 voices" (Mel Blanc - Homem de mil vozes) devido ao seus vários trabalhos de dobragem.

Sem comentários: