quinta-feira, março 03, 2022

Notícia sobre Meteoritos, Metalurgia e História...

 A gloriosa adaga de ferro de Tutankhamon foi feita a partir de um meteorito

   

   

Tutankhamon, o príncipe egípcio que subiu ao trono ainda muito jovem, é mais conhecido pelos artefactos encontrados no seu túmulo do que pelas suas capacidades administrativas. A mais recente descoberta está relacionada com a sua adaga de ferro dourada, que foi feita a partir de um meteorito.

O Rei Tutankhamon foi o último governante da 18.ª dinastia do Egito. O seu túmulo foi encontrado há quase um século, mas os mais de 5.000 artefactos recuperados ainda estão a ser analisados.

A adaga de ferro dourada é um dos poucos pertences feito de ferro. Os arqueólogos acreditam que, naquela época, o ferro era um símbolo de alto estatuto na sociedade.

Em 2016, uma investigação analisou a composição do material e encontrou vestígios elevados de níquel no componente principal do ferro. Enquanto os vestígios de níquel no ferro terrestre não excedem 4%, o teor de 11% de níquel na lâmina apontava para a origem extraterrestre, muito provavelmente um meteorito.

Uma equipa de cientistas do Chiba Institute of Technology, no Japão, obteve uma imagem ótica de alta resolução da adaga e, além dos vestígios de níquel e cobalto encontrados em 2016, foram descobertos vestígios de enxofre, cloro, cálcio e zinco sob a forma de manchas negras na lâmina.

Segundo o Ars Technica, a distribuição destes elementos segue um padrão conhecido como padrão Widmanstatten, visto regularmente em meteoritos de ferro.

   

Adaga encontrada no túmulo do Rei Tutankhamon

 

A partir das baixas quantidades de enxofre nos pontos escurecidos, os investigadores concluíram que o punham foi forjado a uma temperatura relativamente baixa de 950 graus Celsius.

O artigo científico com os resultados foi publicado, em fevereiro, na Meteorites and Planetary Science. 


in ZAP

Sem comentários: