sexta-feira, julho 16, 2021

Johnny Winter morreu há sete anos

  
John Dawson Winter III, mais conhecido como Johnny Winter (Beaumont, Texas, 23 de fevereiro de 1944 - Zurique, 16 de julho de 2014) foi um guitarrista e cantor de blues norte-americano, considerado um dos melhores no seu estilo. Era irmão de Edgar Winter e, além do seu talento com a guitarra, um factor que o tornou conhecido foi o albinismo, característica que compartilhava com o irmão.
   
Biografia
Johnny começou a apresentar-se em público ainda jovem com o seu irmão, Edgar Winter. O seu primeiro disco, School Day Blues, foi lançado quando Winter tinha 15 anos de idade. Em 1968 ele começou a tocar num grupo com o baixista Tommy Shannon e o baterista Uncle John Turner, e o guitarrista solo Blue Perry. Um artigo na revista Rolling Stone ajudou a gerar interesse no grupo. O álbum Johnny Winter foi lançado no final do ano. Em 1969 a banda apresentou-se em vários festivais, incluindo Woodstock.
Em 1973, depois de se afastar das drogas, Winter regressou em forma com Still Alive and Well. Em 1977 ele produziu o álbum Hard Again de Muddy Waters. A parceria resultaria em várias nomeações para o Grammy, e Johhny gravou o álbum Nothing But Blues com os integrantes da banda de Muddy.
Em 1988 ele foi incluído no "Hall da Fama do Blues". Em 2012, foi considerado o 63º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
Faleceu no dia 16 de julho de 2014, num quarto de hotel, em Zurique, Suíça.
   

Sem comentários: