quinta-feira, julho 15, 2021

Gregory Isaacs nasceu há setenta anos

   
Anthony Gregory Isaacs, mais conhecido como Gregory Isaacs (Kingston, 15 de julho de 1951 - Londres, 25 de outubro de 2010) foi um músico de reggae jamaicano, considerado uma das vozes mais sofisticadas do género.
As suas músicas tornaram-se grandes clássicos do reggae romântico e em uma lista com mais de 500 discos gravados, destacam-se alguns dos mais conhecidos álbuns da história da música jamaicana, entre eles: Mr. Isaacs, de 1977, Slum in Dub, de 1978, Soon Forward, de 1979, e Night Nurse, lançado em 1982.

Na sua juventude, Gregory tornou-se veterano em concursos de talento que faziam grande sucesso na época na Jamaica. Em 1968, fez a sua estreia num dueto com Winston Sinclair, "Another Heartache", gravada pelo produtor Byron Lee. O single vendeu pouco e Gregory juntou-se a dois outros cantores (Penroe e Bramwell) formando o trio The Concords que teve curta duração, gravando para Rupie Edwards e Prince Buster. O trio separou-se em 1970 e Gregory lança então a sua carreira a solo, a princípio produzindo sozinho os seus discos e também gravando para a Rupie Edwards.
Em 1973 juntou-se a outro jovem cantor, Errol Dunkley para começarem juntos o selo African Museum e uma loja. Rapidamente teve sucesso com o hit "My Only Lover". Ele gravou para outros produtores a fim de manter o seu próprio selo, criando uma série de sucessos nos três anos que se seguiram, incluindo desde baladas até reggae roots. Entre os sucessos estão: "All I Have Is Love", "Lonely Soldier", "Black a Kill Black", "Extra Classic" e o seu cover de Dobby Dobson "Loving Pauper".
Em 1974 começa a trabalhar com o produtor Alvin Ranglin, e neste ano conquista o primeiro single no topo das paradas jamaicanas com "Love Is Overdue". Isaacs gravou para os maiores produtores jamaicanos durante toda a década de 70, incluindo Winston "Niney" Holness, Gussie Clarke ("My Time"), Lloyd Campbell ("Slavemaster"), Glen Brown ("One One Cocoa Fill Basket"), Harry Mudie, Roy Cousins, Sidney Crooks e Lee "Scratch" Perry ("Mr. Cop").
No fim dos anos 70, Gregory já se consolidava como um dos maiores cantores de reggae do mundo, viajando regularmente para os EUA e Inglaterra, e seu sucesso era comparável apenas ao de Dennis Brown e Bob Marley.
Em 25 de outubro de 2010, após uma longa luta contra um cancro no pulmão, Isaacs morre na sua casa, em Londres.

 


Sem comentários: