terça-feira, maio 16, 2023

Um dos álbuns mais importantes de sempre foi lançado há 57 anos...

Blonde on Blonde é o sétimo álbum de estúdio do cantor e compositor americano Bob Dylan, lançado a 16 de maio de 1966 pela Columbia Records. As sessões de gravação começaram em Nova Iorque, em outubro de 1965, com a participação de vários músicos, incluindo membros da sua banda de apoio, The Hawks. Embora as gravações tivessem continuado até janeiro de 1966, foi concluída apenas uma canção até aquele momento — "One of Us Must Know (Sooner or Later)". Por sugestão do produtor Bob Johnston, Dylan, o tecladista Al Kooper e o guitarrista Robbie Robertson mudaram-se para os estúdios da CBS em Nashville, Tennessee. Essas sessões, que receberam alguns dos melhores músicos de sessão da cidade, foram mais proveitosas, com todas as canções restantes do disco sendo gravadas entre fevereiro e março de 1966.

O álbum completou a trilogia de discos de rock que Dylan gravou entre 1965 e 1966, começando com Bringing It All Back Home e Highway 61 Revisited. Críticos geralmente classificam Blonde on Blonde como um dos maiores álbuns de todos os tempos. Combinando a experiência de músicos durante as sessões realizadas em Nashville com uma sensibilidade literária modernista, as canções foram descritas operando musicalmente em grande escala, na qual autores como o britânico Michael Gray referia-se às letras como "uma mistura única do visionário e do coloquial". Foi um dos primeiros álbuns-duplos na história do rock.

Alcançou o nono lugar na parada Billboard 200 nos Estados Unidos, onde eventualmente foi certificado com dupla platina, alcançando também a terceira posição no Reino Unido. Blonde on Blonde gerou dois hits que ficaram entre as vinte mais tocadas nas rádios americanas: "Rainy Day Women No. 12 & 35" e "I Want You", ambas lançadas em 1966. Duas músicas adicionais — "Just like a Woman" e "Visions of Johanna" - foram nomeadas entre as melhores composições de Dylan, incluídas na lista das "500 Melhores Canções de Todos os Tempos da Rolling Stone"; também foi classificado na 9ª posição na lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da mesma publicação.

  

 


Sem comentários: