William Alan Shatner (Montreal, 22 de março de 1931) é um premiado ator canadiano, vencedor dos prémios Emmy e Golden Globe.
Shatner começou a sua carreira atuando em peças e, nos anos 50, passou a fazer pequenos papéis em filmes canadianos. Foi para os EUA e passou a participar de dezenas de filmes, como The Intruder (1962) e Judgment at Nuremberg (1961). Também fez participações em diversos seriados, como Alfred Hitchcock Presents (em 1957 e 1960), The Twilight Zone (em 1960, no episódio Nick of Time, e 1963, no episódio Nightmare at 20000 Feet), The Other Limits (em 1964), The Man from U.N.C.L.E. (em 1964) e Emergência 911 (1989).
Shatner já trabalhou como escritor, produtor, diretor e músico. Já contracenou com o ator Leonard Nimoy em seis séries diferentes: The Man from U.N.C.L.E., Star Trek, Star Trek: A Série Animada, Mission: Impossible, TJ Hooker e Futurama. Shatner atuou em outra série como personagem principal, chamada T.J. Hooker, de 1982 a 1986.
Em 1965
Jeffrey Hunter foi escalado para o papel de capitão Christopher Pike, da
USS Enterprise no episódio piloto mas decidiu não continuar na série;
então William Shatner foi escolhido para o personagem principal num
segundo episódio-piloto da série Star Trek para a NBC. O programa foi aprovado e em 8 de setembro de 1966 estreava Star Trek. Shatner interpretava James T. Kirk, o capitão da nave estelar USS Enterprise.
Depois de apenas três temporadas, em 1969, a série foi cancelada, mas as reprises fizeram de Star Trek um sucesso e de William Shatner, um astro. Logo, em 1973, dobrou Kirk em Star Trek: A Série Animada e, em 1979 o interpretou no filme Star Trek: The Motion Picture.
Também fez Kirk em outros cinco filmes com o elenco da série clássica e em Star Trek: Generations (1994), com os elencos da série clássica e da Nova Geração. Em 1989, fez a direção do filme Star Trek V: A Última Fronteira, mas não foi bem sucedido.
Kirk é até hoje adorado e considerado pelos fãs um dos melhores personagens de toda a franquia de Star Trek.
Depois de uma fase de decadência, Shatner voltou com sucesso à televisão, interpretando o advogado Denny Crane, na série Boston Legal (conhecido no Brasil como Justiça sem Limites). Por esse papel foi candidato por duas vezes ao Emmy, ganhando um, em 2005.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário