Retrato póstumo de Fra Angelico
Giovanni da Fiesole, nascido Guido di Pietro Trosini, mais conhecido como Fra Angelico, (Vicchio di Mugello, 1387 - Roma, 18 de fevereiro de 1455) foi um pintor italiano, beatificado pela Igreja Católica, considerado o artista mais importante da península na época do gótico tardio ao início do Renascimento.
O papa João Paulo II, em 1982,
indicou a sua festa litúrgica para o dia de sua morte e dois anos
depois, o mesmo pontífice declarou-o "Padroeiro Universal dos
Artistas".
Biografia
É também chamado Beato Angelico, fra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei) por ter ingressado primeiro na Congregação de São Nicolau, em 1417, e passados três anos no convento dominicano de Fiesole.
Guido di Pietro, ou Guidolino "da Pietro" (i.e., filho de Pietro), porém, foi o seu nome de batismo.
Ao ingressar no convento já tinha recebido treinamento artístico. Entre 1409 e 1418 foi exilado, com o resto da comunidade, por se oporem ao Papa Alexandre V. Em 1436 ele e a comunidade deslocaram-se para o convento de São Marcos, em Florença, onde começou a pintar as paredes. Em 1447 e 1448 esteve em Roma, e de novo em 1452, trabalhando na corte do papa, decorando as paredes da capela do Papa Nicolau V, no Vaticano e aceitando encomendas em Orvieto. Prior do Convento de Fiesole entre 1448 e 1450, continuou a trabalhar em Roma e Florença.
Supõe-se que estudou a arte da iluminura com Lorenzo Monaco, cultivador do estilo gótico internacional. Influenciado por Gentile da Fabriano, e por Lorenzo Ghiberti, Fra Angelico adotou novas formas da Renascença em seus afrescos
e nos painéis, desenvolvendo um estilo único, caracterizado por cores
suaves, claras, formas elegantes, composições muito contrabalançadas.
Acrescenta a sua linguagem pictórica as contribuições de Masaccio,
enriquecidas com um achado genial: o uso da luz com uma intenção nada
naturalista mas estética, expressa através de um uso inteligente da
cor. A sua pintura, essencialmente religiosa, está dominada por um
espírito contemplativo, pois concebe a pintura como uma espécie de
oração. Os seus temas mais frequentes e característicos são a Virgem
com o Menino, a coroação da Virgem e a Anunciação. Nas suas
representações do paraíso, pinta com dedicação e amor franciscanos
flores e ervas dos prados por onde caminham os escolhidos. Uma das suas
obras de mais substância é «A Descida», em que se presta mais atenção à
veneração e amor dos santos que ao sofrimento de Cristo.
Do ponto de vista técnico, Fra Angélico parte do gosto preciosista e
delicado do gótico internacional, enriquecido com o interesse pela
perspectiva característico da época. Insiste mais na linha que na cor.
Pelos seus temas, pelo seu tratamento da natureza, pela sua incorporação
da arquitectura, é inequivocamente renascentista. Pinta frequentemente
em colaboração com os seus discípulos.
Em suas pinturas também expressa o sentimento interior das pessoas, como na obra O Juízo Final,
Fra Angelico tenta expressar o amargo e a alegria numa sintonia de
cores vivas saindo do padrão Medieval que era voltado somente a Deus e
entrando no Renascimento que era voltado ao homem.
A maior parte das suas obras conservam-se no claustro, nas celas e nas
salas do mencionado Convento de S. Marcos, cujas paredes mostram murais
com cenas e figuras religiosas («Dois Dominicanos Atendendo Jesus
Peregrino», «S. Pedro Mártir»). De entre os afrescos da Capela Nicolina, a capela do Papa Nicolau V no Vaticano, destacam-se «A Lenda da Santo Estêvão» e «A Lenda de S. Lourenço».
Entre as suas obras principais estão o "Retábulo da Madona", em
Perugia; a "Coroação da Virgem cercada por anjos músicos" (Louvre,
Paris); o "Cristo cercado de anjos, patriarcas, santos e mártires"
(National Gallery, Londres); a "Anunciação" (Prado, Madri); e o "Juízo
Final" (Galeria Nacional, Roma).
Foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 3 de outubro de 1982 passando a ser chamado "Beato Fra Angelico".
As mulheres no túmulo (1440-42 - Fra Angelico)
in Wikipédia
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