Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de janeiro de 1643* - Londres, 31 de março de 1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
* O seu nascimento foi registado como sendo no dia de Natal, 25 de dezembro de 1642, pois, naquela época, a Grã-Bretanha usava ainda o calendário juliano
A sua principal obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes,
são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder
unificador e profético de suas leis era centrado na revolução
científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Em uma pesquisa promovida pela Royal Society,
Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história
da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a
função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma
precisa e racional.
Newton (1795), retratado por William Blake como um "geómetra divino"
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário