sexta-feira, janeiro 22, 2021

O Abbé Pierre deixou-nos há catorze anos...

    
Henri Antoine Groués, mais conhecido como Abbé Pierre (Lyon, 5 de agosto de 1912 - Paris, 22 de janeiro de 2007) foi um sacerdote católico francês, que morreu com 94 anos.
Revoltado ao constatar que num país rico como a França morriam, devido ao frio, pessoas que dormiam na rua, o Abbé Pierre, que se iniciou na ordem franciscana e passou pela dos capuchinhos, falou em 1954 aos microfones da Rádio Luxemburgo (RTL), para lançar alertas no sentido de se recolher apoio para salvar os mais pobres de uma morte certa.
O seu trabalho de assistência iniciou-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo-se dedicado a salvar pessoas perseguidas pelos nazis. Organizou mesmo um grupo de resistência armada no seio da Resistência Francesa, tendo sido preso, mas conseguiu fugir escondido, num saco do correio, num avião para a Argélia e que fez escala na Suíça. Recebeu numerosas honrarias, distinções e condecorações militares pelo combate em prol da França.
Com a paz, voltou a Paris e foi eleito deputado na Assembleia Nacional Francesa, lugar que abandonou, em 1951, como forma de protesto contra uma lei eleitoral, que julgava injusta. A partir daí dedicou-se inteiramente ao Movimento Emaús, que está hoje presente em mais de quarenta países de todo o mundo.
O Abbé Pierre, vendo a exclusão pela qual os homens passavam naquele período de guerra, decidiu lutar contras as causas da injustiça, colocou homens para morar em um abrigo e dai começou o acolhimento do Emaús, saiu depois disso do parlamento e sustentou os acolhidos do abrigo por um determinado período com as suas economias guardadas no período de seu mandato, só que um dia essas economias acabaram e o mesmo precisava sustentar os seus acolhidos de alguma forma, foi então que decidiu sair para a rua, a pedir esmola, para ajudar na alimentação de casa. Uma mulher, conhecendo seu trabalho de retirar mendigos das ruas, alertou os acolhidos que chamaram a atenção do padre, que alegou ter que sustentar a casa, foi então que um dos acolhidos teve a ideia de irem retirar os bens deixados pelos moradores em suas casas durante a guerra e vendê-los para angariar dinheiro para o sustento da comunidade, e assim fizeram formando assim o primeiro bazar e a primeira comunidade Emaús na França no ano de 1949. O nome Emaús corresponde a uma localidade da Terra Santa onde homens crentes e não crentes voltaram a encontrar a esperança (vide Lucas 7 ) e essa ate hoje é a missão das mais de trezentas comunidades Emaús de todo o mundo - "Servir aos que mais sofrem, combatendo as causas da miséria e dar aos homens uma nova esperança de vida".
   

Sem comentários: