sexta-feira, março 20, 2020

O baterista Carl Palmer faz esse setenta anos!

  
Carl Palmer (nascido Carl Frederick Kendall Palmer, em 20 de março de 1950, em Handsworth, Birmingham, Inglaterra) é um percussionista e baterista britânico. Palmer é veterano em várias bandas britânicas, incluindo The Crazy World of Arthur BrownAtomic RoosterEmerson, Lake & Palmer e Asia, tendo também contribuído para trabalhos de Mike Oldfield. É frequentemente referido como um dos maiores e mais influentes bateristas de rock de todos os tempos, votado durante toda a década de 70 como o melhor baterista do ano no Reino Unido pelo jornal Melody Maker, vencendo nomes como John Bonham, Roger Taylor e Billy Cobham, além de mais de 20 prémios ao longo das décadas. Embora possua um longo currículo, caracterizando-o como um dos melhores bateristas do mundo, por ter integrado bandas com trajetórias instáveis, não é tão reconhecido atualmente entre o grande público.
Um ponto de confusão na sua carreira é relacionado com seu trabalho nos The Crazy World of Arthur Brown. Ele foi baterista durante a turnê do grupo, mas não participou do álbum auto intitulado da banda, cargo ocupado por Drachen Theaker. Entretanto, o medo em voar de Theaker o impossibilitava em realizar turnês com o grupo, tarefa passada então para Palmer.
Seguido da sua saída dos The Crazy World of Arthur Brown, Palmer juntou-se a Vincent Crane para formar os Atomic Rooster. Tocou somente em um álbum antes de sua saída para os Emerson, Lake, and Palmer. Palmer permaneceu na banda até o fim em 1979. Seguiu com uma nova banda P.M. e deixou posteriormente o projeto em favor dos Asia, com antigos membros dos Yes, King Crimson e The Buggles. Palmer e Emerson reuniram-se novamente, dessa vez com o guitarrista e vocalista Robert Berry, para formar o 3, lançando um álbum, sem sucesso, em 1988.
Palmer reuniu-se para reformular o ELP em 1992 para Black Moon e In the Hot Seat em 1994. Seguido do final definitivo do ELP em 1998, e do High Voltage Festival em 2010, Palmer continua a realizar turnês com sua própria banda tocando versões de músicas do ELP.
Apesar de nenhuma das bandas em que Palmer foi integrante estar no Hall da Fama do Rock and Roll em Cleveland, a bateria de Palmer está presente, após ter sido comprada e doada por Ringo Starr.
    
  

Sem comentários: