sexta-feira, dezembro 21, 2018

Há 30 anos um avião foi alvo de um ataque terrorista


Restos do Boeing 747 da Pan Am derrubado no atentado

O atentado de Lockerbie foi um ataque terrorista ao voo 103 da Pan Am, em 21 de dezembro de 1988. O avião Boeing 747-121 partira do Aeroporto de Heathrow em Londres, com destino a Nova Iorque, e explodiu no ar por cima da cidade escocesa de Lockerbie, matando 270 pessoas (259 no avião e 11 na terra) de 21 nacionalidades diferentes. Deste total, 189 vítimas eram cidadãos dos Estados Unidos da América.

Investigação
Ao princípio, as suspeitas do atentado recaíram sobre o Exército Republicano Irlandês, numa época na qual a organização criticava o governo da então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Iniciada a investigação, porém, as pistas apontaram para a Líbia, então governada por Muamar Kadafi, um simpatizante da causa irlandesa e inimigo de Thatcher, a quem considerava cúmplice num  ataque dos Estados Unidos contra a Líbia, em 1986. Uma investigação conjunta da Scotland Yard, FBI e da polícia escocesa do condado de Dumbries e Galloway (onde fica Lockerbie), a qual ouviu mais de dez mil testemunhas, apresentou acusações contra os agentes líbios Al Megrahi e Lamin Jalifa Fhimah, em 1991, levando à versão oficial de que o atentado havia sido planejado pelo governo líbio.
  
Julgamento
Embora se tenha negado a entregar os agentes, Kadafi aceitou fazê-lo em 1999, em troca do fim das sanções impostas pela ONU contra a Líbia, e que os acusados fossem processados sob jurisdição escocesa nos Países Baixos, considerado um país neutro.
Em 2001, os dois ex-agentes foram julgados pelo Tribunal Penal Internacional. Jalifa Fhimah foi absolvido, mas Al Megrahi foi condenado a 27 anos de prisão, que cumpriu numa penitenciária da Escócia até ser entregue em 2009 à Líbia por razões humanitárias - ele tinha um cancro da próstata em fase terminal.
Kadafi concordou em pagar 2,7 mil milhões de dólares como indemnização às famílias das vítimas estadunidenses, sendo 40% do dinheiro liberado quando as sanções da ONU fossem suspensas; 40% quando as sanções comerciais dos Estados Unidos fossem suspensas; e 20% quando a Líbia fosse removida da lista do Departamento de Estado de países patrocinadores de terrorismo.
Mesmo assim, familiares das vítimas exigem que seja esclarecido se Al Megrahi foi realmente o autor do atentado. Representante das famílias das vítimas britânicas, Jim Swire, cuja filha Flora morreu no atentado, acredita que Al Megrahi não era culpado.

Novas investigações
Até o momento o atentado havia sido atribuído à Líbia. Mas novas investigações colocam que o ataque teria sido ordenado pelo Irão - como uma resposta ao ataque ao voo 655 da Iran Air pelo navio USS Vincennes, em julho de 1988, que matou 290 pessoas - e executado por um grupo terrorista palestino baseado na Síria. Documentos apontariam o envolvimento do Hezbollah, da Frente Popular para a Libertação da Palestina - Comando Geral (FPLP- CG) e do serviço secreto do Irão - um ex-agente iraniano, Abolghassem Mesbahi, diz que a bomba no avião foi colocada no aeroporto de Heathrow, em Londres, e não em Malta como se acreditava anteriormente.


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