quarta-feira, março 14, 2018

O astronauta Frank Borman faz hoje noventa anos

Frank Frederick Borman II (Gary, 14 de março de 1928) foi o astronauta norte-americano que comandou a primeira circum-navegação da Lua a bordo da missão Apollo VIII, em dezembro de 1968.
Nascido na pequena cidade de Gary, no estado de Indiana, EUA, Borman sofria de graves problemas de sinusite na infância, o que fez com que a sua família se mudasse para Tucson, no Arizona, onde cresceu e tomou contacto com a aviação aos 15 anos de idade.
Graduado pela Academia Militar de West Point em 1950,  tornou-se piloto de caça e de testes da Força Aérea, até entrar para a NASA no segundo grupo de astronautas selecionado pela agência, em 1962.


NASA
A sua primeira missão no espaço foi no comando da nave Gemini VII, em 1965, juntamente com o astronauta James Lovell, que realizou o primeiro encontro entre duas naves em órbita, com a Gemini VI, ficando em órbita 14 dias, o mais longo período no espaço de uma missão Gemini.
Em dezembro de 1968 realizou o voo pelo qual seria mais conhecido, no comando da Apollo VIII, em direção à Lua, a primeira missão tripulada a circum-navegar o nosso satélite, mostrando que a NASA era capaz de construir um foguete em condições de levar missões tripuladas à Lua e pousar nesta.
No dia de Natal, durante a transmissão de televisão desde a órbita lunar, Borman leu passagens do Livro do Génesis ao vivo, o que causou controvérsia entre a audiência pública, resultando na recomendação da NASA para que os astronautas se abstivessem de transmitir mensagens de fé pessoal durante as missões, motivo pelo qual Edwin Aldrin, um dos tripulantes da futura Apollo XI, comungaria sozinho e em silêncio dentro do Módulo Eagle, na superfície lunar.
Com a reputação de ter sido um sério líder entre o grupo de astronautas da sua época, Frank Borman retirou-se da NASA em 1970, fazendo carreira executiva na companhia Eastern Airlines, chegando a comandar a empresa durante os anos 70 e 80.
Vive nos dias de hoje em Tucson, onde reconstrói e voa em diversos aviões antigos da II Guerra Mundial e da Guerra da Coreia.

Primeira imagem da Terra no horizonte lunar - foto tirada pela tripulação da Apollo VIII

Sem comentários: