quarta-feira, março 14, 2018

O príncipe Alberto II do Mónaco fz hoje sessenta anos

Alberto II (Monaco-Ville, 14 de março de 1958), é o chefe da Casa de Grimaldi e, desde 2005, o príncipe soberano do principado do Mónaco.
É o único filho do príncipe Rainier III de Mônaco (1923-2005), a quem sucedeu, e da sua esposa, a atriz norte-americana Grace Kelly (1929-1982). Tem duas irmãs, a princesa Carolina do Mónaco e a princesa Stéphanie do Mónaco. Alberto II possui o tratamento de Sua Alteza Sereníssima.
Em 10 de dezembro de 2014 nasceram os seus dois filhos legítimos, frutos do seu casamento com Charlene do Mónaco: uma menina, Gabriela, e um menino, Jaime. O bebé do sexo masculino foi nomeado herdeiro do trono monegasco, com o título de Sua Alteza Sereníssima, o Príncipe Herdeiro do Mónaco, Marquês de Baux, enquanto Gabriella tem o título de Condessa de Carladès.
 
Nascimento, juventude e educação
Nascido no Palácio do Príncipe do Mónaco, o príncipe Alberto obteve seu diploma de baccalauréat ao final de seu ensino secundário no liceu Albert I, no ano de 1976. Foi um campista e, durante a década de 70, atuou como supervisor por seis verões em Camp Tecumseh, próximo do lago Winnipesaukee, em Moultonborough, Nova Hampshire.
Em 1977, depois de passar um ano treinando as suas tarefas como príncipe, Albert foi matriculado em Amherst College, em Massachusetts, onde estudou ciência política, economia, música e literatura inglesa. Também se juntou à fraternidade Chi Psi.
Passou o verão de 1979 viajando pela Europa e pelo Oriente Médio. Formou-se em 1981, com um Bachelor of Arts em ciência política. Albert também realizou um programa de intercâmbio na Universidade de Bristol, na Inglaterra.

Desporto
 O príncipe foi um ávido desportista, praticando cross-country, lançamento do dardo, andebol, natação, judo, ténis, remo, vela, squash e esgrima. É o patrono das equipas de futebol do Mónaco. Participou de competições de bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, 1992, 1994, 1998 e 2002. É membro do Comité Olímpico Internacional desde o ano de 1985.
  
Vida pessoal
Houve muita discussão a respeito do longo estado de solteiro do príncipe, embora Albert tenha recebido bastante atenção da imprensa por ter namorado atrizes e modelos conhecidas, tais como Angie Everhart, Catherine Oxenberg, Brooke Shields, Claudia Schiffer e Victoria Zdrok.
Em 10 de fevereiro de 2006, na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, o príncipe Albert foi visto acompanhado da ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock. Foram vistos juntos de novo num evento do Grande Prémio do Mónaco.
Em agosto de 2006, ela participou do baile anual da Cruz Vermelha na presença da família principesca monegasca, gerando mais especulações sobre o seu relacionamento com Albert.
Em março de 2008, a revista francesa Point de Vue escreveu que Albert e Charlene se iriam casar no verão de 2008, o que não se verificou.
Ambos continuaram comparecendo em eventos juntos, separados ou ao lado de membros da família Grimaldi. Em junho de 2010, foi anunciado que estavam noivos. O casamento realizou-se em 2011.
O príncipe Alberto é um dos proprietários da Yoctocosmos (a sua rede social) e membro do Fórum Económico Mundial.
 
Casamento e filhos
O Príncipe Alberto II casou em 1 de julho de 2011, numa cerimonia civil com Charlene Wittstock. A cerimonia religiosa ocorreu a 2 de julho de 2011. O noivado havia sido anunciado em junho de 2010.
Em meados de 2014 o casal anunciou que Charlene estava esperando o primeiro filho. Mais tarde se confirmou que eram gémeos. Jacques e Gabriela nasceram a 10 de dezembro de 2014.
 

Sem comentários: