quinta-feira, setembro 08, 2011

Peter Sellers nasceu há 87 anos

Richard Henry "Peter" Sellers CBE (8 de Setembro de 1925, Southsea24 de Julho de 1980, Londres) foi um actor inglês.
Tornou-se famoso com a série de rádio da BBC The Goon Show, antes de se lançar em uma carreira cinematográfica de sucesso. Sellers foi o mais famoso intérprete do inspector Jacques Clouseau, da série A Pantera Cor-de-Rosa.
Sellers criou personagens antológicos, como o sinistro Dr. Strangelove (Doutor Fantástico), o inspector Clouseau e o jardineiro Chance do filme Being There ("Muito Além do Jardim"). Na vida real, tinha uma relação estranha com a mãe dominadora e submeteu suas mulheres e filhos a torturas psicológicas. Em uma entrevista ele disse: "odeio tudo o que eu faço, não sei como vocês gostam".
Além dos filmes da série de A Pantera Cor-de-Rosa, também foram filmes importantes de sua carreira: The ladykillers (O Quinteto da Morte); Carlton Browne; The mouse that roared (O rato que ruge); I'm alright, Jack (Papai é Nudista); The millionairess (Com milhões e sem carinho); Lolita; Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Dr. Fantástico); Cassino Royale; The party (Um Convidado Bem Trapalhão) e Being there (Muito Além do Jardim).
Em 1964, aos 38 anos, Sellers sofreu uma série de ataques cardíacos (13 em alguns dias), que permanentemente danificaram o seu coração. A condição do coração de Sellers deteriorou-se quando ele adiou tratamento médico adequado, ao optar por "curandeiros psíquicos". Ele também teve um pacemaker implantado no final de 1970, o que lhe causou problemas consideráveis.
Um jantar-reunião foi agendado em Londres, com os seus parceiros Goon Show, Spike Milligan e Harry Secombe, para finais de Julho de 1980. Mas, em 22 de Julho, Sellers entrou em colapso a partir de um ataque cardíaco em seu quarto de hotel Dorchester e entrou em coma. Ele morreu em um hospital de Londres, pouco depois da meia-noite de 24 de Julho de 1980, aos 54 anos. Ele foi socorrido por sua quarta esposa, Lynne Frederick, e três filhos: Michael, Sarah e Vitória. No momento da sua morte, ele tinha  programada uma cirurgia cardíaca em Los Angeles nesse mês.




Sem comentários: