sexta-feira, junho 17, 2011

Habemus Ministrum...!


Sem grandes surpresas, o Professor Doutor Nuno Crato vai ser o Ministro da Educação, Ensino Superior e Ciência. Pela minha parte fico contente - é um Homem de acção, inteligente, com provas dadas e que rompe com a série de ministras eduquesas bostonianas que deram cabo das Escolas.

Frontal e inteligente, professor de Matemática, divulgador científico com muitos e excelentes livros, astrónomo amador entusiasta (e meu conhecido de diversas actividades - já tive a honra de, numa Astrofesta, em 2001, fazer uma palestra a seguir a ele...) de certeza que irá dar o seu melhor para que os professores voltem a ser professores e a terem autoridade nas Escolas.

A redução do calvário da papelada que os professores produzem será, para mim, a primeira prioridade, em conjunto com a paragem deste modelo de avaliação e da restauração do verdadeiro papel dos professores (que é ensinar) e da sua autoridade (que lhes permite ensinar e educar).

Dele não espero aumentos de salário, regalias, mordomias ou facilidades - apenas que me deixe ser aquilo que sempre quis ser: PROFESSOR.

Sem comentários: