sexta-feira, abril 08, 2011

Mais um sismo no Japão

Abalo causou derrame de água radioactiva em central
Sismo no Japão fez três mortos e 132 feridos

A fuga de água radioactiva na central de Onagawa

Três pessoas morreram e 132 ficaram feridas ontem quando um sismo de magnitude 7,1 abalou o Japão. O abalo causou um derrame de água radioactiva numa central nuclear, Onagawa, na província de Miyagi.

Uma mulher de 63 anos foi encontrada morta em casa, esta manhã, na cidade de Obanazawa, na província de Yamagata, segundo informações da Agência para a gestão de desastres e incêndios, citada pela estação de televisão japonesa NHK.

Na cidade de Ishinomaki, na província de Miyagi, dois homens com 79 e 85 anos morreram num hospital. As autoridades acreditam que ambos morreram de paragem cardíaca, como consequência do sismo.

O sismo ocorreu às 23h32 locais (15h32 hora portuguesa) a uma profundidade de 49 quilómetros, segundo os Serviços geológicos norte-americanos (USGS, sigla em inglês). O seu epicentro foi localizado no oceano Pacífico, a 66 quilómetros da cidade de Sendai, na província de Miyagi.

Na região Nordeste, a mais afectada pelo sismo de magnitude 9 e pelo tsunami que se seguiu, a 11 de Março, cerca de 3,3 milhões de lares ficaram sem electricidade.

Sem comentários: