quinta-feira, agosto 05, 2010

Sobre a destruição do património paleontológico açoriano

Recebido via e-mail de amigos açorianos:

Recolha de fósseis em Santa Maria

A cada ano que passa há uma grande quantidade de fósseis que é extraída das jazidas fossilíferas da ilha de Santa Maria, algumas destas situadas em áreas da Rede Natura 2000 e do Parque Natural de Ilha de Santa Maria.

Se existem os coleccionadores que delapidam estes elementos paleontológicos sem qualquer vigilância ou fiscalização, existem também as expedições científicas que recolhem fósseis com acompanhamento, mas sem qualquer critério legal sobrejacente às tipologias e técnicas utilizadas. Após a última expedição científica foi assim que ficou uma das melhores jazidas fossilíferas da ilha, a Pedra que Pica, que integra a Rede Natura 2000 e do Parque Natural de Ilha de Santa Maria: http://picasaweb.google.com/amigosdosacores/FosseisSantaMaria



Apesar da compreensão de toda a mais valia científica dos estudos paleontológicos, o representante local dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, José de Melo, tem apresentado ao Governo Regional, ano após ano, preocupações relativas ao modo de como os fósseis estão a desaparecer da ilha para efeitos de estudo e coleccionismo. Embora assumindo que algum tipo de análise e estudo de fósseis utiliza métodos destrutivos, e que estes se perdem irremediavelmente, existe um grande conjunto de fósseis, com valor para tal, que não retorna ao local onde eles têm realmente valor: a ilha onde ocorrem.
Para quando uma rota de fósseis para a ilha de Santa Maria que valorize socialmente e economicamente estes elementos naturais sem os extrair? Para quando a criação de produtos turísticos que tragam visitantes à ilha de Santa Maria para apreciar a singularidade destes elementos paleontológicos no contexto do Atlântico Norte? Serão valorizados os fósseis da ilha de Santa Maria apenas quando estes estiverem em vias de desaparecimento ou já sem os seus exemplares mais notáveis?
Parece muitas das vezes que os fósseis da ilha de Santa Maria não são um património geológico e biológico de interesse público, mas sim pertença apenas de algumas pessoas.
Sem regras conhecidas por todos cidadãos, a ilha de Santa Maria vê assim o seu património desaparecer em prol da importância mediática e da promoção que actividades alicerçadas na extracção desregrada de fósseis possibilitam, tal como foi referido aos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, recentemente, por responsáveis políticos a propósito da mais recente expedição realizada na ilha.

Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica manifestam a premência da criação de um instrumento legal que regulamente a visitação das jazidas fossilíferas, as actividades de extracção de fósseis para fins científicos e o respectivo transporte e musealização, e respectiva fiscalização. Só com estes mecanismos bem definidos e postos em prática se garantirá que as gerações futuras terão o direito de compreender in loco a singularidade geológica e paleontológica da ilha de Santa Maria.

Com os nossos cumprimentos,
Diogo Caetano

--
Amigos dos Açores - Associação Ecológica
Av. Da Paz, 14, 9600-053 Pico da Pedra
São Miguel, Açores (Portugal)

Tel/Fax (+351) 296 498 004



Sem comentários: