quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Sismos recentes em Portugal

Dado o facto de este Blog estar ligado à organização de uma Acção de Formação que implica uma visita aos Açores, tínhamos decidido que não falariamos, por motivos óbvios, em sismos, aviões e actividade vulcânica.

Mas como vivemos num tempo em que as promessas são para quebrar (e porque temos obrigações para com os nossos leitores...) aqui ficam as últimas.


1. Sismo em Portugal Continental


No dia 17 de Fevereiro de 2009, às 16.00 horas (tempo local) ocorreu um sismo cujo hipocentro foi localizado a 6 km de profundidade. A sua magnitude, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), foi de 3,8 e o epicentro foi a S Grândola, tendo uma intensidade máxima de III/IV nessa zona.


2. Sismos nos Açores


Embora as coisas tenham estado calmas, no grupo central tem havido alguma actividade sísmica sentida pelas populações (mais exactamente por alguns habitantes do Faial).

Assim, em 05.02.2009, pelas 21.39 horas, num ponto com latitude 38,60 e longitude -28,60, a uma profundidade de 18 km, ocorreu um sismo com magnitude 3,1 numa zona do Canal do Faial e teve uma intensidade de II/III na Escala de Mercalli, na antes referida localidade de Ribeirinha.

Depois, em 11.02.2009, pelas 09.14 horas, num ponto com latitude 38,61 e longitude -28,54, a uma profundidade de 5 km, ocorreu um sismo com magnitude 3,0 numa zona a NE Ribeirinha (Faial) e teve uma intensidade de II/III na Escala de Mercalli, na antes referida localidade de Ribeirinha.

Estes dados foram retirados do Instituto de Meteorologia (IM) nacional.


3. Os últimos grandes sismos sentido em Portugal Continental

Vamos aqui recordar brevemente o último grande sismo sentido pela esmagadora maioria da população portuguesa, citando para já o texto da Wikipédia sobre o assunto:

Sismo de 1969 foi um abalo telúrico ocorrido em 28 de Fevereiro de 1969 e que atingiu a região de Lisboa e sul do país, sendo o último grande sismo a ocorrer em Portugal Continental.

O facto de Portugal se encontrar perto da fronteira entre duas placas tectónicas, a Africana e a Euroasiática, torna-o vulnerável aos movimentos destas placas.

Com uma magnitude estimada entre 6,5 e 7,5(valor apontado MW=7,3) foi todavia uma ordem de grandeza inferior à do terramoto de 1755, tendo provocado um pequeno maremoto sem provocar danos materiais.

Os estudos efectuados situaram o epicentro deste sismo perto do Banco de Gorringe, localizado aproximadamente a 200 km a sudoeste do Cabo de S. Vicente.


Há ainda este ano a passagem dos 100 anos do Sismo de Benavente (que destruiu esta vila...), em 23 de Abril de 1909, mas este ficará para mais tarde...

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que este blogger está bem estruturado, e é uma boa ajuda para os jovens alunos!!!!
Continuem com o bom trabalho!!!
:-)