quinta-feira, novembro 04, 2021

A escadaria que conduzia ao túmulo de Tutankhamon foi descoberta há 99 anos

O túmulo KV62 (acrónimo de "King's Valley #62"), no Vale dos Reis, foi o túmulo usada pelo faraó Tutankhamon e que se tornou famoso por causa da riqueza e conservação dos tesouros encontrados no seu interior. O túmulo foi descoberto em 1922 por Howard Carter sob ruínas de um acampamento de trabalhadores do Período Raméssida. Isto explica o porquê de o túmulo ter escapado de roubos e depredações. Ao ser aberto, ele ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egito de há 3.400 anos atrás. Os itens encontrados no túmulo foram todos levados para o Museu Egípcio do Cairo exceto um dos sarcófagos, que ainda lá permanece.

As decorações das paredes são modestas em relação a outros túmulos reais do Vale dos Reis

Em 1907, logo após a descoberta do túmulo de Horemheb, a equipe de Theodore M. Davis descobriu também um pequeno sítio contendo artefactos funerários com o nome de Tutankhamon. Assumindo que aquele era o túmulo completo de Tutankhamon, Davis encerrou a escavação. Os detalhes das duas descobertas estão documentados em uma publicação de Davis de 1912, The Tombs of Harmhabi and Touatânkhamanou
O egiptólogo britânico Howard Carter (patrocinado por Lord Carnarvon) descobriu o túmulo KV62 em 4 de novembro de 1922, próxima da entrada do túmulo de Ramessés VI, fazendo aumentar novamente o interesse mundial pelo Egito Antigo. Carter juntamente com o seu patrocinador foram os primeiros a entrar no túmulo em 3000 anos. Depois de muitas semanas de uma cuidadosa escavação, em 16 de fevereiro de 1923, Carter abriu a câmara do sarcófago e foi o primeiro a ver o sarcófago e os vários itens funerários do faraó. 
   

Sem comentários: