quarta-feira, junho 19, 2013

O Garfield faz hoje 35 anos...!

O gato Garfield é a estrela de uma das tiras de banda desenhada mais famosas da história, sendo publicado em 2.570 jornais em todo o mundo (só perdendo para Peanuts). Os outros personagens principais são Odie, um cão pouco inteligente, e Jon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois. Garfield é criação de Jim Davis, que roubou o nome de seu avô James Garfield Davis (e este teve seu nome inspirado pelo nome do presidente americano James Garfield).

História
Nos anos 70, Jim Davis escrevia uma tira de banda desenhada, Gnorm Gnat, que não tinha boa receção. Um editor disse que "a arte era decente, as piadas eram boas" mas não dava para o público se identificar com um inseto. Davis respondeu criando uma tira de banda desenhada com um gato. O motivo para escolher o animal foi a falta de tira de banda desenhada com gatos, e também ter um personagem que pudesse criar merchandising.
Garfield estreou em 19 de junho de 1978. Tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos. Já mostrava sarcasmo na sua primeira tira:
Jon - Oi, eu sou Jon Arbuckle, e esse é meu gato, Garfield.
Garfield - Oi, eu sou Garfield, sou um gato, e esse é meu cartunista, Jon.
Jon - A nossa única preocupação é divertir você.
Garfield - Me dê comida. Veja a primeira tirinha aqui.
No 10º aniversário, houve uma tira de banda desenhada especial, na qual Jon mostra um "álbum de fotos" com quadrinhos antigos. Ele diz que Garfield não mudou nada nos 10 anos, e a resposta do gato é a mesma do original ("Comida").
  • A tira ironiza pessoas que transformam os animais de estimação nos "donos da casa". Também mostra um gato atuando como homem (inclusive, andando em 2 patas) e enfrentando problemas humanos (dieta, tédio, aversão às segundas-feiras etc.).
  • Em 1980, Jim Davis redesenhou Garfield, com olhos ovais e barriga menor, dando como justificativa uma dieta forçada.
  • Em 1981, Davis criou a Paws, Inc., a empresa responsável pelos direitos da tirinha e os produtos licenciados. A empresa fica na cidade natal de Davis, Muncie, Indiana. A Paws também possui a equipe de artistas que desenha as tiras de banda desenhada, que é apenas escrita por Davis atualmente.
  • Em 1982, Garfield estrelou um especial de TV chamado Aí vem Garfield. Outros onze especiais foram feitos até 1991; uma série animada, Garfield e Seus Amigos, foi produzida entre 1988 e 1995.
  • Em 7 de junho de 1999, a tira de banda desenhada tornou-se colorida.
  • Em 2004, foi lançado Garfield, o Filme, que usou um Garfield criado por computação gráfica e dobrado por Bill Murray (a versão brasileira é dobrada pelo ator Antônio Calloni). Um segundo longa-metragem, Garfield 2, foi lançado em 2006.
  • Em 2007 foi lançado em DVD um filme chamado Garfield Gets Real em desenho de computação gráfica, baseado nos quadrinhos. Dessa vez, o dobrador foi Marco Antônio Abreu.
  • Em 2008 foi lançado outro filme, que o título original é Garfield Fun Fest, que também foi em computação gráfica. Foi lançado nos cinemas em alguns países (como no Brasil, com o título A Festa do Garfield).
  • Em 2009, foi lançada uma segunda série animada, O Show do Garfield, desta vez em computação gráfica, e um 3º filme, chamado Garfield Pet Force.

Sem comentários: