segunda-feira, junho 13, 2011

Mais sismos na capital da Ilha do Sul da Nova Zelândia

Nova Zelândia
Christchurch voltou a tremer depois de terramoto devastador em Fevereiro

Carro afunda em buraco depois dos sismos em Chirstchurch

Uma série de tremores de terra atingiram nas últimas horas, de novo, a cidade de Chistchurch, na Nova Zelândia, depois de um terramoto de 7.0 ter destruído a cidade em Fevereiro. Desta vez há só registo de 10 feridos. Mas mais 50 edifícios ficaram agora em risco de colapso.

As autoridades avançam que não há mortos provocados pelos abalos – o mais forte de 6.0 na escala de Richter. Mas já alertaram as pessoas para o facto de terem de voltar a ficar sem água ou luz durante as próximas horas. E estão a fazerr o levantamento dos danos materiais, sendo que muitos edifícios ainda fragilizados pelo terramoto de Fevereiro ameaçam agora colapsar.

“Temos agora mais edifícios danificados por estes abalos. Talvez mais 50 tenham de ser demolidos”, confirmou ao New Zealand Herald Roger Sutton, responsável pela autoridade para a recuperação, entidade criada depois do sismo de Fevereiro.

E Bob Parker disse que a zona vermelha da cidade, a mais afectada em Fevereiro, voltou a ficar “um caos”. E espera que as coisas piorem, devido à frágil estabilidade dos edifícios que ali ainda se mantinham de pé.

Cerca de 50 mil habitantes ficaram sem energia e estão a ser aconselhados a moderar o consumo de água.

À medida que a noite cai em Christchurch (são 12 horas de diferença em relação a Lisboa), as autoridades vão reforçar a segurança nas ruas e o apoio à população, visto as redes móveis e fixas de telefone terem também ficado danificadas. Estas equipas são, em muitas situações, o único apoio dos moradores.

in Público - ler notícia

Sem comentários: