domingo, agosto 03, 2008

Governo faz propaganda e obriga os professores e realizar o trabalho logístico e operacional

Do Blog ProfAvaliação, de Ramiro Marques, publicamos o seguinte post:


A propósito das sessões contínuas de propaganda centradas nas escolas, de que são exemplos, a entrega de 500 mil portáteis e de 115 mil livros, dos prémios de 500 euros ao melhor aluno dos cursos científicos e humanísticos e ao melhor aluno dos cursos profissionais e a realização, no dia 12 de Setembro, em todas as escolas, do Dia do Diploma, recebi este comentário que merece ser lido:


É de facto lamentável que:
  • alunos com fome se continuem a sentar diariamente nas nossas salas de aula (desde o 1º ciclo ao secundário);
  • alunos sem posses tenham que ir para a escola sem material escolar;
  • sejam os professores que durante esta legislatura tem sido maltratados, insultados, privados de progredir e cuja carreira foi aniquilada, se vejam obrigados a ajudar os alunos com efectivas carências que o ME ignora;
  • se usem as verbas retiradas a esses mesmos professores, através de um ECD, concurso de Titulares e novas regras para a Aposentação, para se adquirirem 500 mil computadores e 115 mil livros, pondo desta forma em marcha a propaganda para as próximas legislativas.

Agora, exigir a esses mesmos professores que tenham o trabalho logístico de “distribuir os livros”, organizar os fantástico eventos do “dia do diploma” e da atribuição dos “500 Euros ao melhor aluno dos cursos científico-humanísticos e ao melhor aluno dos cursos profissionais ou tecnológicos “, coagindo-os a pactuar nessa vergonhosa propaganda, é demais!

M. José

Saudades de Coimbra - discoteca ETC

Para quem ficava até ao fim, na antiga Discoteca ETC, esta canção significava muito...



Woke up this morning
Singing an old, old Beatles song
We’re not that strong, my lord
You know we ain’t that strong
I hear my voice among others
In the break of day
Hey, brothers
Say, brothers
It’s a long, long, long, long… way

Os óio da cobra verde
Hoje foi que arreparei
Se arreparasse há mais tempo
Não amava quem amei

It’s a long, long, long, long… way

Arrenego de quem diz
Que o nosso amor se acabou
Ele agora está mais firme
Do que quando começou

It’s a long road, it’s a long, long, long, long…
It’s a long road, it’s a long and widing road…
Long and widing… road
It’s a long road, it’s a long, long, long, long…

A água com areia brinca na beira do mar
A água passa e a areia fica no lugar

It’s a hard… hard, long way

E se não tivesse o amor
E se não tivesse essa dor
E se não tivesse sofrer
E se não tivesse chorar
E se não tivesse o amor

No Abaeté tem uma lagoa escura
Arrodeada de areia branca…

Woke up this morning…

PS - Dedico este post aos nossos leitores que partilharam uma época maravilhosa em Coimbra (fantásticos anos oitenta...) e se lembram com saudade do ETC, em particular para a minha mana velha...

AAC - apresentação da equipa

A nossa Académica (a do futebol profissional - AAC/OAF) fez recentemente a apresentação da sua/nossa equipa deste ano. Na sequência do facto de este mês ser de eclipses, este Blog associa-se ao evento mostrando um postal alusivo à época transacta que a Briosa fez questão de fazer...



PS - Não haverá por aí um leitor caridoso que me explique o significado deste postal...?

;:)

Explorando virtualmente as Berlengas


Na sequência do post (musical) anterior, uma pista através de um site sobre uma visita virtual ao Reino Encantado das Berlengas:

Lista pesoal musical de um geopedrado...!

Ora adivinhem lá de quem é esta lista de músicas...?


Façam o Trabalho de Casa...

Do Blog A Educação do meu Umbigo, de Paulo Guinote, publicamos o seguinte post:

Eu sei que é Agosto, que muita gente acha que a manifestação de 8 de Março e o Memorando de Entendimento foram os momentos marcantes do ano e que agora chegará fazer uns comunicados e umas declarações mais ou menos inflamadas, assim como umas reuniões para o «acompanhamento» do processo e que não há muito mais que se possa apresentar como serviço.
Discordo e, não duvidando da existência de quem faz mais do que isso com toda a dedicação e empenho pela causa dos docentes, eu proporia que quem tem como missão exclusiva tratar desses assuntos perdesse umas horas ou dias a calcular o que o ME poupou em matéria de congelamento da progressão das carreiras dos professores e com o sistema de quotas na progressão para titular.
A seguir fazer as contas exactas de quanto o ME vai, efectivamente, gastar com as acções de propaganda a desenvolver no início do próximo ano lectivo. Porque a distribuição de livros será coisa para meio milhão de euros, quanto muito. Assim como os prémios de mérito. E perceber quantos computadores vão ser mesmo oferecidos e o que isso representa em investimento, não a preço de mercado, mas a preço de custo.
Obtidos esses números, compará-los uns com os outros e perceber se quem anda a pagar os brilharetes do senhor engenheiro e da tríade ministerial da 5 de Outubro não será a bolsa dos professores.
E depois trabalhar para fazer passar essa mensagem, com firmeza, mas com com calma e sem a estridência do costume. Fazer passar o argumento e a sua demonstração e não os slogans que só convence mos convencidos e satisfaz os do costume. E guardem lá as vigílias e os batuques que servem bastante para conviver mas cada vez tendem mais a valer zero para a opinião pública.
Esse é que seria um trabalhinho bem feito para apresentar no início de Setembro.
Não se acanhem. Eu tentarei fazer a minha parte. Mas faltam-me os recursos, humanos e técnicos, que as estruturas sindicais ainda têm.
Deixem estar que ainda sobra tempo para apresentarem um bom bronzeado na chamada rentrée.

Interlúdio musical para Geopedrados

Delfins - Nasce Selvagem




Mais do que a um país
que a uma família ou geração
Mais do que a uma passado
Que a uma história ou tradição
Tu pertences a ti
Não és de ninguém
Mais do que a um patrão
A uma rotina ou profissão
Mais do que a um partido
que a uma equipa ou religião
Tu pertences a ti
Não és de ninguém

Vive selvagem
E para ti serás alguém
Nesta viagem

Quando alguém nasce
Nasce selvagem
Não é de ninguém

Quando alguém nasce
Nasce selvagem
Não é de ninguém
De ninguém

Evolução e Criacionismo - uma relação impossível

Do Blog Lusodinos, do Doutor Octávio Mateus, publicamos, pela sua pertinência, actualidade e sugestão de livro para férias, o seguinte post:

Acabei por nunca fazer um post sobre um livro em que participei.
Aproveito parte do texto do site da Ciência Hoje e aqui vai:



Livro «Evolução e Criacionismo - uma relação impossível»

Editor: Quasi Edições
Colecção: dragões do éden
ISBN: 9789895523078
Ano de Edição/ Reimpressão: 2007
N.º de Páginas: 448
Encadernação: Capa mole
Dimensões: 16 x 23,5 x 3,5 cm

Os autores do livro - Augusta Gaspar, Teresa Avelar, Octávio Mateus e Frederico Almada - explicam a sua razão de ser no seguinte texto: «Porquê, no início do século XXI, um livro em Portugal sobre a aceitação da evolução? Não é a Evolução já suficientemente conhecida, uma realidade que dá unidade às ciências biológicas? Sim, claro que sim! Há ainda realmente na nossa sociedade quem acredite que os organismos vivos foram criados em 6 dias como relata o livro do Génesis? A resposta é sim. Mas isso não seria um problema para a ciência e para a sociedade se os actuais movimentos de Criacionismo Científico, não estivessem empenhados em redefinir e subjugar a ciência a uma percepção da realidade baseada nas Escrituras, tendo tomado como principal alvo a derrubar - a evolução das espécies! Tentando fazer passar religião por ciência, usam como máscara teorias alegadamente científicas que oferecem como alternativas à teoria da evolução.


Comprometem a ciência, pois esta explica a realidade por processos naturais. Alguns dos seus patrocinadores nos EUA, já assumiram publicamente ser o seu fim último, promover uma sociedade, onde leis, ensino e ciência (!) se baseiam na Bíblia. Ou seja, reverter as conquistas da secularização. Socorrem-se de toda a espécie de recursos e meios de divulgação. Têm criado muitos problemas no ensino da Biologia nos EUA, invadiram a Europa há alguns anos e começam agora a movimentar-se em Portugal.


Neste livro relata-se a a história do Criacionismo Científico até à conclusão da escrita do livro em Junho de 2007. Descrevem-se os vários movimentos criacionistas e apresentam-se alguns dos seus principais proponentes, ideias e estratégias de divulgação. Por outro lado, apresenta-se uma síntese da evolução darwiniana, como é entendida actualmente, incluindo as modificações e debates mais recentes em biologia evolutiva.


Esclarecem-se as principais objecções levantadas publicamente pelos movimentos criacionistas contra a Teoria da evolução, repondo a realidade com factos e exemplos que ao mesmo tempo tornam a compreensão da evolução acessível a todos. Analisam-se deturpações comuns da evolução darwiniana usadas para justificar práticas moralmente condenáveis como a discriminação baseada na raça, no género ou na espécie. E, dado que para muitos, a resistência em aceitar a evolução, resulta sobretudo de um receio de perda das referências morais (que só poderiam ser ditadas pela religião), mostra-se como as ciências do comportamento e a Antropologia acumulam evidência de que os humanos têm disposições naturais para a moral, desenvolvidas durante a sua evolução biológica. E é em consequência disto que não é preciso ter medo da evolução».


Ver http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=165436

Pode obter um dos capítulos (GASPAR, A., AVELAR, T. & MATEUS, O. 2007. Criacionismo e Sociedade no Séc. XX. In pp.133-160, Evolução e Criacionismo: Uma Relação Impossível. Quasi ed.) em PDF, aqui.

As mais profundas grutas portuguesas

Do Blog Profundezas... publicamos outro post (em inglês - a língua em que está escrito):


Nacional RANKING:

TOP 5 - Maciço Calcário Estremenho

1º- Algar dos Alecrineiros (Sul), (-220m), Serra de S. Bento
2º- Algar da Manga Larga, (-186m), Mendiga
3º- Gruta de Moinhos Velhos, (-183m), Mira d’Aire
4º- Algar da Pena Traseira, (-152m), Casal Velho
5º- Algar da Lomba, (-150m), Covão do Coelho

More info: Blog do NALGA




Top 5 -
Serras Calcárias de Sicó-Condeixa e Alvaiázere

Foto: Abismo de Sicó, © Gustavo Medeiros

1º- Abismo de Sicó (-107m), Pombal, Pombal
2º- Algar do Sancho (- 92m), Vila Cã, Sicó
3º- Algar das Quintas (-85m), Redinha, Sicó
4º- Algar da Pena Só, (-73m), Abiúl, Sicó
5º- Algar da Terra Cimeira, (-70m), Pombalinho, Soure

Sources: Noticias do Centro.net


Top 5 -
Underwater Caves

Foto: Olhos de Água do Alviela, © Francis Lavaud, 2007

1º- Olhos de Água do Alviela (-130m), Alcanena, Maciço Calcário Estremenho
2º- Alandroal (-80m), Évora
3º- Nascente do Rio Anços (-63m), Redinha, Sicó
4º- Morenas, (-60m), Beja
5º- Olhos de Água de Ansião, (-55m), Ansião

Source: SnoopyLoop


Top - Arrábida
1º- Gruta da Garganta do Cabo (-80m)


Top -
Montejunto

1º - Algar da Maria Pia (-62m)

Top - Algarve
1º - Algar Maxila (-91m)



Top -
Azores

Foto: Algar do Montoso © GESPEA

1º - Algar do Montoso (=Algar do Morro Pelado) (-140m), São Jorge, Açores



Top - Madeira

1º - Gruta dos Cardais (= Grutas de São Vicente)

Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársicas (Brasil)

Do Blog Profundezas... publicamos o seguinte post:


A Secção de Espeleoturismo da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SeTur/SBE) acaba de disponibilizar o primeiro número do periódico científico:

Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas
(ISSN 1983-473X)

O periódico é a primeira publicação científica dedicada ao assunto e pode ser acedido gratuitamente em PDF na página abaixo:

Esta edição especial de lançamento comemora os 50 anos do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), localizado no sul do Estado de São Paulo:

ARTIGOS

Narrativa Sobre a Efetivação de um Parque e Algumas de suas Humanidades
Cláudio Eduardo de Castro & Ana Maria Lopez Espinha
"Mal para nós, Bom para o Mundo?" Um Olhar Antropológico Sobre a Conservação Ambiental no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)
Pedro Castelo Branco Silveira

Estudo das Transformações da Estrutura Física do Bairro da Serra, Entorno do PETAR, em Decorrência da Atividade Turística
Isabela de Fátima Fogaça

Níveis de Radônio em Cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)
Simone Alberigi & Brigitte R. S. Pecequilo

Espeleoturismo e Educação Ambiental no PETAR - SP
Zysman Neiman & Andréa Rabinovici

Ecoturismo e Percepção de Impactos Socioambientais sob a Ótica dos Turistas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR
Heros Augusto Santos Lobo

Inclusão Social de Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) e a Prática do Turismo em Áreas Naturais: Avaliação de Seis Cavidades Turísticas do Estado de São Paulo
Érica Nunes, Cláudia Santos Luz, Daniela Tomochigue dos Anjos, Aymoré Cunha Gonçalves, Luiz Afonso Vaz de Figueiredo & Robson Almeida Zampaulo


RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES

Plano de Manejo Para Cavernas Turísticas: Procedimentos Para Elaboração e Aplicabilidade
Ricardo José Calembo Marra

Caracterização do Carste da Região de Cordisburgo, Minas Gerais
Luiz Eduardo Panisset Travassos

A (Des)Ordem dos Professores

Do Blog De Rerum Natura publicamos, com a devida vénia, o seguinte post:


O nosso colaborador habitual Rui Baptista, na continuação do seu post anterior, esclarece sobre a necessidade de uma Ordem dos Professores:

Acabo por achar sagrada a desordem do meu espírito”.
Jean Rimbaud

Um dos óbices levantados à criação de uma Ordem dos Professores tem residido no facto de ser entendido que o professorado não encaixa na tipologia das profissões havidas como liberais “lato sensu”, porque exercidas exclusivamente por conta própria. Contudo, uma simples consulta à Enciclopédia Portuguesa e Brasileira não se mostra tão restritiva: “Liberal, diz-se da profissão como a magistratura, a medicina, a advocacia, o ensino por oposição a profissões industriais e comerciais”.

No desejo de encontrar o fio de Ariadne de uma controversa questão, afadiguei-me como postulante em buscas aturadas em fontes merecedoras de confiança. Deparei-me então com um parecer do Dr. Lopes Cardoso, à época bastonário da Ordem dos Advogados: “É necessário que, mesmo quando exercida em regime de contrato de trabalho, essa profissão seja reconhecida socialmente como relevando de grande valor precisamente porque exigindo, pelo menos, uma independência técnica e deontológica incompatível com uma relação laboral de pleno sentido. Com efeito, como tem sido definido doutrinalmente, a noção jurídica de subordinação aparece no direito moderno como perfeitamente compatível com a independência técnica do assalariado" (Cadernos de Economia, Publicações Técnico-Económicas, ano II, Abril/Junho de 1994). Assim, o professor com uma licenciatura satisfaz o requisito de produzir trabalho de natureza intelectual que deve ser reconhecido e valorizado socialmente.

Surge agora a Fenprof na Net, em 20 de Junho deste ano, a formular a pergunta: “Contribuirá uma ‘ordem’ para valorizar a profissão docente e unir a classe?” Considerando eu que sim e a Fenprof que não, devem ser colhidos dados de fontes mais credenciadas que meras opiniões pessoais ou ao serviço de interesses institucionais ou mesmo políticos. Um mero, mas elucidativo exemplo: “A Fenprof admitiu hoje repetir no próximo ano, por altura das eleições legislativas, a grande manifestação de docentes de Maio passado, prometendo apresentar uma ‘carta reivindicativa’ aos partidos políticos candidatos” (Sol, 31/Julho/2008). Ou seja, para além da tentativa em pôr novamente os professores ao serviço de uma certa orientação socioprofissional, assiste-se, outrossim, à desvalorização do contributo de outras forças da plataforma sindical e de movimentos de docentes não alinhados na manifestação dos 100 mil professores. Hoje, mais do que nunca, é pretendida a proletarização da classe docente, através da renúncia a uma deontologia profissional que salvaguarde as boas práticas da profissão e a sua “legis artis”, a exemplo de outras profissões, de idêntica responsabilidade e, por vezes, de menor exigência académica (v.g., Ordem dos Enfermeiros), tuteladas por ordens profissionais mesmo levando em linha de conta o facto de a nova Lei-Quadro das Ordens Profissionais ter amputado às futuras associações públicas a acreditação de cursos reconhecidos oficialmente.

Mas regressemos à pergunta da Fenprof. Segundo um estudo nacional de 2006, elaborado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, cerca de 80% dos professores inquiridos “consideram importante a existência de uma Ordem”. Por outro lado, as 7857 assinaturas de professores na petição apresentada na Assembleia da República, em 2004 para a criação de uma Ordem dos Professores parecem não suscitar dúvidas sobre o interesse de uma parte substancial da classe docente na criação da Ordem.

Com o mesmo direito que assiste à Fenprof em fazer a pergunta, cabe-me perguntar: Não será o momento de pôr em causa a contribuição dos sindicatos para valorizar a profissão docente e unir a classe? Se não nos ativermos a meras questões salariais e horários de trabalho cometidos na Constituição aos sindicatos a resposta será sim. A dignidade docente não se compadece, por exemplo, com manifestações de rua pautadas por comportamentos incompatíveis com o estatuto de educadores.

O Prof. António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, numa conferência realizada no Brasil, em Outubro de 2006, a convite do Sindicato dos Professores de São Paulo, intitulada “Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo”, teceu valiosas considerações, de que faço o seguinte extracto:

“O primeiro desafio é a ideia de uma melhor organização da profissão. Os modelos de organização dos professores, e em particular dos modelos sindicais – falo da Europa que conheço melhor -, não têm sido capazes de atender aos grandes debates da profissão e aos grandes debates da escola. Isto é, eles não se renovaram suficientemente ao logo dos últimos 30 ou 40 anos. Ficaram um pouco prisioneiros de um combate num plano mais macro, que é um plano importante, sobre questões salariais, sobre determinadas conquistas dos professores, um plano absolutamente essencial. Mas eles não conseguiram criar um modelo de organização mais centrado nas escolas.

A profissão tem um deficit grande de organização no interior das escolas. Enquanto outras profissões conseguiram manter as duas camadas, uma mais macro, a exemplo das grandes ordens dos médicos, dos farmacêuticos ou engenheiros, que conseguiram manter um nível de debate político macro muito forte, mas isso não os impediu de terem modelos de organização nas instituições muito mais fortes do que os nossos. Os modelos de organização dentro das escolas são muito débeis, muito burocráticos. E isso tem-nos prejudicado muito”.

Pela analogia com outras profissões de igual merecimento social e igual exigência académica, só através de uma ordem profissional serão os docentes capazes de se libertarem de uma acção sindical projectada para além de competências plasmadas na Constituição Portuguesa.

sábado, agosto 02, 2008

Uma gota no oceano (raros são os casos em que há queixa)

Professores e auxiliares são as principais vítimas
Ministério Público registou 57 casos de violência nas escolas de Lisboa desde o início do ano
02.08.2008 - 13h48 PÚBLICO

Nos primeiros seis meses do ano, o Ministério Público registou 57 casos de violência nas escolas de Lisboa, avança hoje o “Correio da Manhã”, citando dados oficiais divulgados pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. As principais vítimas são professores e auxiliares, agredidos por encarregados de educação.

Dos 57 casos – o que corresponde a uma média de duas agressões por semana - 34 ocorreram nos primeiros três meses. A incidência foi maior em Almada, com 21 casos.

Estes dados são o primeiro balanço oficial sobre violência no meio escolar, resultado da Lei de Política Criminal que entrou em Janeiro em vigor. Mas até ao momento só são públicos os dados do distrito judicial de Lisboa.


in Público - ler notícia

Apresentação do maior dinossauro carnívoro do Jurássico em Portugal

O Museu da Lourinhã, convida todos os associados e população em geral a comparecer à apresentação do maior dinossauro carnívoro do Jurássico em Portugal que decorrerá na sequência do acto público abaixo, no próximo sábado, dia 2 de Agosto, pelas 15.00 horas,no Auditório Municipal da Lourinhã.

Com a participação de:
  • Prof. Doutor Miguel Telles Antunes da Academia das Ciências de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã
  • Doutor Octávio Mateus do Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa

Dentre os dinossauros, Torvosaurus – "lagarto selvagem", 150 milhões de anos, aproximadamente – é o maior carnívoro do Jurássico. Com efeito, os maiores carnívoros são mais recentes. São exemplos o Spinosaurus – "lagarto com espinhos" que data de há cerca de 95 milhões de anos – e o famoso Tyrannosaurus – "lagarto tirano" de há cerca de 66 Ma; ambos datam do Período Cretácico.



Torvosaurus, descoberto em 1972 no Colorado, Estados Unidos, e descrito por Peter Galton e James Jensen, em 1979, era o maior dinossauro carnívoro do Jurássico até então conhecido.

Em Portugal, o primeiro Torvosaurus foi identificado a partir de um osso da perna pelos paleontólogos do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa, Octávio Mateus e M. Telles Antunes. Estes anunciaram em 2006 a descoberta de parte de um crânio, incluindo o maxilar, que serviu de base para reconstituir o crânio – reconstituição que passa, agora, a integrar a exposição do Museu da Lourinhã.

O espécime foi encontrado em 27 de Julho de 2003 por um rapaz holandês, então com 10 anos, Jacob Walen, quando passeava com o pai, experiente colector de fósseis. Este, entregou o exemplar ao Museu da Lourinhã.

O espécime português tem dimensões que excedem ligeiramente as do norte-americano; é, por isso, o maior predador terrestre do Período Jurássico actualmente conhecido.

O crânio, com um metro e quarenta de comprimento, está munido de dentes cortantes, achatados lateralmente em forma de lâmina, com 13 cm. Estará exposto ao público a partir de sábado, 2 de Agosto.



in Museu da Lourinhã - www.museulourinha.org (via Blog Lusodinos)

Lourinhã - notícia no Público

Museu da Lourinhã apresenta hoje crânio do maior dinossauro do Jurássico
02.08.2008 - 09h07 Lusa

O Museu da Lourinhã apresenta hoje o crânio de um dinossauro Torvosaurus, considerado o maior carnívoro terrestre do Jurássico (com aproximadamente 150 milhões de anos), construído a partir do fóssil de um osso original encontrado no concelho.

O fóssil pertence ao maxilar e conserva ainda os dentes cortantes em forma de faca, com 13 centímetros, adaptados para cortar as presas, disse o especialista em dinossauros do Museu da Lourinhã, Octávio Mateus.

A partir deste achado e de descobertas de outros animais idênticos nos Estados Unidos da América, os especialistas do Museu da Lourinhã construíram uma réplica do crânio que será hoje mostrada pela primeira vez ao público.

O Torvosaurus, espécie que significa 'lagarto selvagem' foi o maior predador terrestre do período do Jurássico.

"Os achados de ossos do crânio são extremamente raros porque são muito finos e separam-se entre si com muita facilidade", explicou o paleontólogo. "É uma descoberta extraordinária", considerou Octávio Mateus.

O Museu da Lourinhã estuda e expõe espécies de dinossauros desde 1984 e tornou-se conhecido pelos achados de ovos de carnívoro que receberam o nome de Lourinhanosaurus.

O museu alberga ainda vários esqueletos e pegadas de outros dinossauros herbívoros e carnívoros descobertos na Lourinhã e que têm sido alvo de estudos científicos por equipas locais e da Universidade Nova de Lisboa.

Hoje, os especialistas do museu - Octávio Mateus e Miguel Telles Antunes - apresentam o novo crânio numa sessão pública que vai decorrer no auditório municipal da vila da Lourinhã, pelas 15h00.

O primeiro Torvosaurus foi descoberto em 1972 no Colorado (Estados Unidos) e descrito por Peter Galton e James Jensen, em 1979, como o maior dinossauro carnívoro do Jurássico até então conhecido.

O espécime português, encontrado na Lourinhã, e que teria um comprimento de 14 metros, tinha um crânio que media cerca de metro e meio, dimensões que excedem ligeiramente as do norte-americano e, por isso, "é o maior do período Jurássico actualmente conhecido", concluiu Octávio Mateus.

O achado foi encontrado a 27 de Julho de 2003 por uma criança de 10 anos que passeava com o pai e o entregou ao Museu da Lourinhã.


in Público - ler notícia

Água em Marte - diz a NASA

Robô conseguiu tocar-lhe e provou-a
A sonda Phoenix da NASA encontrou finalmente água em Marte
31.07.2008 - 22h54 Ana Gerschenfeld

A Phoenix, que poisou em Marte a 25 de Março, é um autêntico geólogo robotizado

“Temos água”, declarou, simplesmente, William Boynton, responsável pelo TEGA (Thermal and Evolved-Gas Analyzer), um dos instrumentos da sonda Phoenix da NASA, actualmente em missão no pólo norte de Marte. E acrescentou: “já tínhamos provas de que existe água gelada através das observações da sonda orbital Mars Odyssey e a sonda Phoenix tinha visto, no mês passado, pedrinhas de gelo a desaparecer. Mas esta é a primeira vez que tocamos e provamos água marciana.”

Foi no TEGA que uma amostra de solo marciano foi depositada hoje pelo braço da Phoenix e a seguir analisada. O TEGA é um minúsculo forno que permite aquecer as amostras para identificar os vapores produzidos. A amostra em questão, explica um comunicado da NASA, provinha de uma minúscula vala com cerca de cinco centímetros de profundidade. Mas, nos últimos dias, o braço tinha tido dificuldades para fazer a recolha de amostras de solo gelado e duas tentativas anteriores tinham falhado: as amostras ficavam coladas à espátula – algo que os responsáveis da missão não tinham previsto. Entretanto, como o solo permaneceu exposto dois dias à atmosfera, tornou-se mais fácil de manipular.

“Marte está a oferecer-nos algumas surpresas”, declarou Peter Smith, investigador principal da missão, da Universidade do Arizona, citado pelo comunicado. “É excitante porque quando surgem surpresas, as descobertas acontecem. Uma das surpresas é a maneira como o solo reage. As camadas ricas em gelo colam-se à espátula quando ficam ao sol, o que não corresponde àquilo que esperávamos com base nas nossas simulações. Foi um desafio introduzir as amostras [no TEGA], mas estamos a descobrir maneiras de o fazer e a recolher imensa informação que nos vai permitir perceber o solo de Marte.”

Face aos resultados, a NASA anunciou que a missão da Phoenix, que deveria terminar em finais de Agosto, vai ser prolongada até 30 de Setembro – mais cinco semanas do que o inicialmente previsto (90 dias). “A Phoenix está de boa saúde e as previsões em termos de energia solar parecem boas, portanto vamos aproveitar ao máximo as suas capacidades”, disse Michael Meyer, responsável pelo programa de exploração do planeta.

A Phoenix, que poisou em Marte a 25 de Março, é um autêntico geólogo robotizado e a sua missão é determinar se terá havido naquele planeta, nos últimos dez milhões de anos, condições para a existência de alguma forma de vida.

Com o seu braço robotizado de 2,35 metros de comprimento, consegue escavar o solo até meio metro de profundidade. As amostras colhidas pelo braço passam depois para outros instrumentos: para além do TEGA, um outro, o MECA (Microscopy, Electrochemistry and Conductivity Analyzer) analisa as suas propriedades físico-químicas e examina ao microscópio os seus minerais. A panóplia de instrumentos científicos da sonda inclui ainda uma estação meteorológica, que permite medir a água, as poeiras e a temperatura presentes na atmosfera. Uma câmara colocada no braço robotizado recolhe imagens do solo escavado, enquanto uma outra, num mastro, fotografa a paisagem.

in Público - ler notícia

sexta-feira, agosto 01, 2008

É hoje! - música alusiva à data para Geopedrados

1º de Agosto (homenagem aos Xutos nos 15 anos da banda)





É amanha dia 1º de Agosto
E tudo em mim é um fogo posto
Sacola às costas, cantante na mão
Enterro os pés no calor do chão
É tanto o sol pelo caminho
Que vendo um, não me sinto sozinho
Todos os anos, em praias diferentes
Se buscam corpos sedosos e quentes

Adoro ver a praia dourada
O estranho brilho da areia molhada
Mergulho verde nas ondas do mar
Procuro o fundo p'ra lhe tocar
Estendido ao sol, sem nada dizer
Sorriso aberto de puro prazer

NOTA: para puristas, em seguida a versão original. Dedico este post ao amigo, colega e ganda maluco Rui de Condeixa, do qual não sei nada há muito tempo...



Mais uma Geologia no Verão recomendada pelos Geopedrados

O GPS – Grupo Protecção Sicó (associação ambientalista e espeleológica) irá realizar, em dois sábados, 9 de Agosto e 13 de Setembro de 2008, uma actividade da Geologia no Verão que recomendamos vivamente.

Intitulada À descoberta do património geológico e geomorfológico na Unidade Territorial de Alvaiázere, pretende dar a conhecer aos participantes uma série de locais representativos do património geológico e geomorfológico da Unidade Territorial de Alvaiázere, desde alguns dos maiores megalapiás do Maciço de Sicó até locais como as Fórnias da Cruz e Ucha e Fósseis da Serra da Ameixieira.

A não faltar - eu ainda não se poderei ir, mas estou a tentar...

Mais informações AQUI.

O eclipse em directo - II

Estive a ver, em directo, o eclipse, com uns fantástico comentários em japonês. A fase de totalidade foi fantástica!


Agora outro site que está mostrar o eclipse:

O eclipse em directo!

Via Blog AstroLeiria:

Começou às 10.41 horas (hora oficial portuguesa de Verão) e pode ser visto excelentemente (fraco remedeio para os pobres que não podem ir vê-lo para a Sibéria ou China...) neste site:


Dia 1 de Agosto 2008 - Eclipse solar total

Do Blog astroPT publicamos o seguinte post:


Infelizmente ele terá lugar em terras bem distantes… Nem sequer o parcial chegará a Portugal. Assim veja a seguinte lista de webcasts a serem transmitidos amanhã.

A partir das 10.10 horas (hora portuguesa) comecem a visitar os webcasts:

http://sunearthday.nasa.gov/2008eclipse/

http://exploratorium.edu/eclipse/china2008.html

http://www.sems.und.edu/

http://novosibirskguide.com/eclipse-2008/live-broadcasting/ (onde estará uma equipa de portugueses a testemunhar o evento)

http://www.live-eclipse.org/


NOTA: recebido via Blog AstroLeiria.