quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Dia de Cupido

Hoje é Dia de Cupido, não de um ignoto santo que os católicos veneram. Aqui ficam dois poemas, em castelhano escorreito, de um tal de Ernesto Cardenal, um para os que amam e são correspondidos, outro para os que não recebem o que dão...


Al perderte yo a ti

Al perderte yo a ti tú y yo hemos perdido:
yo porque tú eras lo que yo más amaba
y tú porque yo era el que te amaba más.
Pero de nosotros dos tú pierdes más que yo:
porque yo podré amar a otras como te amaba a ti
pero a ti no te amarán como te amaba yo.


La dulzura de ciertas palabras

La dulzura de ciertas palabras como
'nosotros dos'.
........Deambulo solitario entre los besos.
..........................De mis soledades vengo
..........................no vuelva a mis soledades.
Sentí que la eternidad
será esstar juntos los dos.
Dios que me quiere como si yo fuera Dios.
Alguna vez yo seré experto en amores
en tu cama, entre las sábanas.
..................Sexo de Dios.

Dia dos Namorados

Para a Lai, que será sempre a minha namorada...

Também este crepúsculo...


Também este crepúsculo nós perdemos.

Ninguém nos viu hoje à tarde de mãos dadas

enquanto a noite azul caía sobre o mundo.



Olhei da minha janela

a festa do poente nas encostas ao longe.



Às vezes como uma moeda

acendia-se um pedaço de sol nas minhas mãos.



Eu recordava-te com a alma apertada

por essa tristeza que tu me conheces.



Onde estavas então?

Entre que gente?

Dizendo que palavras?

Porque vem até mim todo o amor de repente

quando me sinto triste, e te sinto tão longe?



Caiu o livro em que sempre pegamos ao crepúsculo,

e como um cão ferido rodou a minha capa aos pés.



Sempre, sempre te afastas pela tarde

para onde o crepúsculo corre apagando estátuas.



Pablo Neruda, in Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada



Para hispanohablantes solo, lo original:


HEMOS PERDIDO AUN...


Nadie nos vio esta tarde con las manos unidas
mientras la noche azul caía sobre el mundo.

He visto desde mi ventana
la fiesta del poniente en los cerros lejanos.

A veces como una moneda
se encendía un pedazo de sol entre mis manos.

Yo te recordaba con el alma apretada
de esa tristeza que tú me conoces.

Entonces, dónde estabas?
Entre qué gentes?
Diciendo qué palabras?
Por qué se me vendrá todo el amor de golpe
cuando me siento triste, y te siento lejana?

Cayó el libro que siempre se toma en el crepúsculo,
y como un perro herido rodó a mis pies mi capa.

Siempre, siempre te alejas en las tardes
hacia donde el crepúsculo corre borrando estatuas.

Dia dos Namorados - Marte 2020...

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Espeleologia no PNSAC


Em post anterior referimos as Comemorações dos 30 anos da AES - Associação dos Espeleólogos de Sintra, que decorreram neste fim-de-semana (17 e 18 de Fevereiro de 2007). Com muita pena minha não poderei participar, pois vou até à Galiza, aproveitando o Carnaval, com família e amigos...

Inicialmente estavam previstas as seguintes actividades:

1. Monitorização Morcegos
2. Identificação dos Algares com Gralhas
3. Prospecção de áreas ardidas
4. Topografia Vertical
5. Desobstrução
6. Mergulho Espeleológico - dependente das condições
7. Visita Integral do Pena
8. Visita Integral do Almonda (Velho)

Agora, com as inscrições praticamente encerradas, aqui fica (em documento Excel) a súmula das actividades e participantes, fica aqui neste LINK.



Se estiverem interessados, ainda há uma hipótese de participarem...!

Formação em Astronomia da PT-HOU

Recebemos o seguinte e-mail, que muito nos agrada divulgar aqui - até porque estamos particularmente interessados em fazer esta formação e levar malta de Geologia interessado em Astronomia e Astrofotografia a fazê-la...



Caros professores:

Vimos convidar-vos a participarem na próxima sessão de formação de Professores, nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2007, no Instituto Geográfico do Exército, em Lisboa.

O horário será:
- 6ª-feira, das 18h00 às 23h00;
- Sábado, das 8h00 às 18h00.

Esta sessão de formação incidirá somente em observações astronómicas com os telescópios Faulkes, Ironwood e webcams, e na utilização do SalsaJ para análise e composição de imagens.

Sexta-feira começaremos com o SalsaJ e com as webcams. Sábado de manhã observaremos com o Telescópio Ironwood, e no início da tarde, com o Faulkes Telescope. Apresentaremos ainda os projectos científicos que temos para oferecer aos professores que quiserem desenvolvê-los nas escolas, com os alunos.

Os professores interessados em participar podem inscrever-se enviando-nos um email, indicando se trazem ou não computador portátil (caso não tragam, teremos disponíveis PC's). Para quem venha de fora de Lisboa, podemos tentar ajudar as despesas de deslocação.

Fico aguardando a vossa resposta.

Um abraço,

Maria Luísa Teixeira de Almeida


PS- Temos planeada uma sessão de formação para 17 de Março (Sábado), que focará alguns dos exercícios do eu-hou que podem ser implementados na Sala de Aula.


PT-HOU - http://www.pt.euhou.net/
NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia - http://www.nuclio.pt/

Robôs em Marte continuam a trabalhar...


Sucesso tecnológico na investigação de Marte: os robôs geólogos (Oportunidade e Espírito) continuam a desempenhar a sua missão... e a estabelecer recordes!


O robot explorador "Opportunity" já percorreu dez quilómetros na superfície de Marte desde que chegou àquele planeta há três anos, informou hoje a NASA. O pequeno veículo de seis rodas independentes completou dez quilómetros na terça-feira, quando se deslocou 50,51 metros num terreno plano da cratera Vitória.

"Opportunity" e o robô gémeo "Spirit", que se encontra no extremo oposto do planeta, desceram em Marte em Janeiro de 2003 para estudar a sua superfície, atmosfera e geologia.

Previa-se que a missão dos dois exploradores durasse três meses e percorresse apenas 600 metros, mas têm continuado até agora a movimentar-se e a enviar informações e fotografias do planeta, apesar de algum desgaste das peças e de alguns problemas nas rodas.

in Ciência Hoje

Site Oficial - aqui

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Corpos de turistas mortos em gruta resgatados

Excursionistas entraram por engano na galeria. Vários sobreviveram
2007/02/11 | 17:33

As equipas de salvamento recuperaram os cadáveres de duas pessoas, que se juntam a outros quatro, que morreram no interior de uma gruta na ilha espanhola de Tenerife (Canárias), informaram este domingo fontes oficiais, noticia a agência Lusa.

As seis pessoas que morreram na galeria de água de Los Silos, no noroeste de Tenerife, integravam um grupo de cerca de 30 excursionistas que terá acedido à galeria por engano, pensando que se tratava de outra gruta próxima, com entrada e saída.

A Polícia espanhola vai investigar o incidente para determinar se os excursionistas entraram na galeria por engano, se o acesso estava aberto ou se tiveram de forçar uma vedação.

As operações de resgate realizaram-se com dificuldade, a partir da noite passada, já que as equipas tinham de aceder à gruta com equipamentos de respiração assistida.

Várias pessoas que foram hoje resgatadas com vida tiveram que se conduzidas aos hospitais da ilha de Tenerife.

Cinco delas encontram-se em estado grave e uma mulher «em estado muito grave», segundo fontes hospitalares, citadas pela agência EFE.

in Portugal Diário

Sismo Sentido no Continente e em Espanha

O Instituto de Meteorologia (IM) informa que no dia 12.02.2007 pelas 10:35 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5,8 (escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 160 km a SW de Cabo S.Vicente (Banco de Gorringe).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) na região do Barlavento Algarvio e não causou estragos nas construções de média qualidade. Foi ainda sentido no Alentejo e na Região de Lisboa com a intensidade IV.

Se a situação o justificar serão pelo IM emitidos novos comunicados...


NOTA: O IGM (Espanha) diz que teve magnitude 6,1 e que foi exactamente às 10:35:24 horas. Já o USGS Earthquake Hazards Program calculou o valor da magnitude em 6,0.


ADENDA:

Informação sobre o Sismo da Universidade de Évora - AQUI

Informação do European-Mediterranean Seismological Centre - AQUI

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Palestra do NECA




No dia 23 de Fevereiro de 2007 (6ª-feira), pelas 21.30 horas, decorrerá uma Palestra sobre o Sistema Cársico do Frade, na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, em Sesimbra, dada pelo Francisco Rasteiro, Presidente do NECA (Núcleo de Espeleologia da Costa Azul), no âmbito das Conversas na Capela, organizadas pela Câmara Municipal de Sesimbra.

Apareçam...!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Workshop de Fotografia Macro



Integrado no Ciclo de Fotografia de Natureza, organizado pelo Município de Penela com o apoio das Aldeias do Xisto, vai realizar-se nos dias 24 e 25 de Fevereiro no CISED – Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça, um Workshop de Fotografia Macro.

Sob a orientação de António Luís Campos este workshop é dirigido a amadores com alguma experiência em fotografia de Natureza, complementando o Curso de Iniciação à Fotografia de Natureza realizado anteriormente.

As inscrições são limitadas a 12 pessoas e terminam a 14 de Fevereiro.


Ficha de Inscrição - AQUI.

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Simpósio sobre Carso na Batalha

Simpósio Ibero-Americano sobre Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em regiões Cársicas
Batalha - Portugal
28 de Junho a 1 de Julho 2007

Normalmente as questões do património geológico, arqueológico e exploração de recursos geológicos em regiões cársicas não são abordadas de forma integrada, razão por que achamos o tema muito pertinente e oportuno, tanto mais que essas regiões constituem sistemas ecológicos relativamente vulneráveis que urge defender da degradação. Acresce que são regiões de considerável importância científica, social e económica.

Assim, numa organização conjunta, a SEDPGYM - Sociedad Española para La Defensa del Património Geológico y Minero, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia, organizam o Simpósio Iberoamericano sobre Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas, que se terá lugar no auditório Municipal da Batalha, entre 29 de Junho e 1 de Julho de 2007.

O Simpósio compreenderá dois dias preenchidos com conferências por especialistas convidados e comunicações dos participantes, por uma visita de campo de um dia, um debate final e a apresentação de conclusões/recomendações.


As temáticas, para as quais se convida à apresentação de comunicações, serão as seguintes:

1 - Génese e morfologia das regiões cársicas;
2 - Património e recursos geológicos associados ao carso (recursos minerais e hidrogeológicos);
3 - Valor e uso social do carso;
4 - Arqueologia em áreas cársicas.


Custo da Inscrição:
  • Membros das Entidades Organizadoras e Colaboradoras - 60€
  • Não membros - 120€
  • Estudantes (mediante comprovativo) - 40€


Mais informação em: http://carso.ineti.pt/
Ficha de Inscrição (pdf) - AQUI

domingo, fevereiro 04, 2007

Criacionismo versus Evolução


Do Blog Lusodinos - Dinossauros de Portugal, com a devida vénia, retirámos o seguinte post, de autoria do Doutor Octávio Mateus:

Fé versus Razão? Religião versus Ciência?

Acordámos, de repente, para um problema que é bem maior do que pensávamos: o criacionismo está entre nós e parece estar a ganhar força.

Mas o que significa isto? É uma luta entre ignorância e Razão? Religião e Ciência?
A diferença entre estas duas vertentes é enorme: a Ciência baseia-se em evidências lógicas, sem certezas categóricas; a Fé e a Religião baseiam-se em certezas categóricas sem evidências lógicas.

A Ciência reconhece-se como um processo construtivo em que não existem verdades dogmáticas pré-definidas, sejam elas a Evolução ou outra qualquer vertente científica: existem deduções com base em evidências lógicas. Se novos dados mostrarem que as teorias estavam erradas, então a Ciência adapta-se porque o objectivo final é compreender a realidade. Doa a quem doer.
A Religião tem como base a fé axiomática, gozando ainda de um respeito absoluto e de um estatuto alegadamente inquestionável e intocável, enquanto ser ateu (ou seja, usar apenas a Razão) é muitas vezes visto como algo menor, indigno e sinal de uma pessoa com falta de ética e moralidade.

Sobre este assunto, sugiro a leitura dos excelentes livros de Richard Dawkins, nomeadamente o novo livro “God Delusion” (que ainda não chegou a Portugal).


O criacionismo em Portugal

O novo instituto dedicado ao criacionismo bíblico e contra a evolução das espécies (www.dinoasis.com) é um relevante revés para a Razão, Ciência e Evolucionismo em Portugal e na Europa.

Mas há ainda um livro, escrito por um português, cheio de visões distorcidas sobre evolução e favorável ao criacionismo: “Questionar e Evolução” por Américo J. Marcelino, um Juiz Desembargador do Tribunal de Relação de Lisboa (Roma Ed., 2003; 172 pp.).
Tem frases arrepiantes como: “o problema da vida é, fundamentalmente, um problema religioso, ou, se se preferir, um problema filosófico. A ciência não está em condições de adiantar rigorosamente nada sobre o essencial da sua problemática (p.42)”. Na verdade, todo o livro é um homenagem à ignorância relativa à Ciência e evolução. O preâmbulo é escrito pelo político Marcelo Rebelo de Sousa!


Qual o nosso papel?
Qual deve ser o nosso papel como cientistas? Ignorar e fazer o nosso trabalho cada vez melhor? Ou temos a responsabilidade de esclarecer o público e evitar que uma falsa ciência seja tida como Ciência? Edmund Burke dizia que "The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing".

Pessoalmente, eu tenho a política do “live and let live”, em que cada um é livre de acreditar na religião que quiser e em todas as outras crenças sobrenaturais que desejar. Mas sinto obrigação de intervir no momento em que a escola pública comece a ensinar criacionismo.

Nós, paleontólogos, geólogos e biólogos temos o dever de ensinar a evolução. Eu percebo agora que não basta fazer bem o nosso trabalho como cientistas, é preciso dedicar parte desse tempo a ensinar a evitar os erros e omissões das hipóteses criacionistas: nos museus, nas escolas, nas universidades e nos jornais locais. Temos de ensinar a argumentar e, sobretudo, a pensarem através da razão e da evidência lógica.

O criacionismo nas escolas públicas portuguesas
O artigo do Público era claro ao dizer que os criacionistas querem que se ensine o criacionismo nas escolas! Gostaria de pensar que estamos longe dessa realidade…

O ensino do criacionismo nas escolas públicas portuguesas está longe de ser uma realidade? Espero que sim, mas enquanto se criam museus e institutos e enquanto eminentes políticos como Marcelo Rebelo de Sousa dão o apoio à causa criacionista, nós não podemos ficar descansados. Como paleontólogo e devoto adepto da evolução e da Ciência, não posso deixar de ficar deveras perturbado.


Apenas uma teoria?

Os criacionistas reforçam o termo “Teoria” quando se referem à evolução. Existem milhões de evidências a favor da evolução e esta já passou a prova do tempo e dos testes científicos. A evolução não é apenas uma teoria, a evidência a suportá-la é esmagadora. Infelizmente, a ignorância a suportar o criacionismo também é esmagadora.


in Blog Lusodinos - Dinossauros de Portugal, versão original.


NOTA FINAL: Ainda este mês a Super Interessante (n.º 106, Fevereiro de 2007) tratou deste assunto, na sua versão moderna da Pseudo-Teoria do Desenho (ou Design) Inteligente. É preciso estar atento e replicar aos ataques que os criacionistas fazem à Ciência e à Inteligência desta nossa sociedade...

sábado, fevereiro 03, 2007

Sismos em Portugal

Estranhamente, como poderão ver em seguida, houve nos últimos 30 dias três sismos sentidos no Continente e somente um nos Açores...


No dia 1 de Fevereiro de 2007, pelas 08:40 horas, nas proximidades de Salão (a oeste do Faial) foi sentido, com intensidade II na Escala de Mercalli, um sismo, cuja magnitude foi de 3,2 na Escala de Richter.


Já no dia 13 de Janeiro, pelas 18:30 e 18:59 horas, houve dois pequenos sismos sentidos pela população de Évora, com intensidade II (Escala de Mercalli) e 1,8 e 2,0 de magnitude, respectivamente, bem como, em 6 de Janeiro, pelas 07:09 horas, ocorreu um pequeno sismo sentido pela população de Cascais, com intensidade II/III (Escala de Mercalli) de magnitude 3,6, ao largo da costa portuguesa.

Fonte e imagens: IM.

Orquídeas do Sicó e Alvaiázere em livro


Orquídeas - Sítio Sicó-Alvaiázere é a mais recente edição da Câmara Municipal de Alvaiázere, lançada na passada sexta-feira por ocasião do XVII aniversário do Núcleo do Ribatejo e Estremadura da Quercus. A brochura, com texto de Manuela Oliveira e Mário Lousã, é uma produção da AL-Baiäz - Associação de Defesa do Património, com o apoio da Quercus.

Na obra, são apresentadas, com fotografia e texto, as diferentes espécies de orquídeas possíveis de encontrar no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000, para que “os vindouros também possam apreciar e acarinhar este dom da natureza”.

Educação ambiental
Na sessão evocativa do aniversário, Domingos Patacho, presidente do núcleo da Quercus, instalado em Ourém, anunciou que em 2007 aquela associação ambientalista vai continuar a apostar na educação ambiental. “É muito importante”, disse o responsável. O ano passado 1.500 alunos participaram em acções deste âmbito.

Outra meta para este ano é a requalificação das instalações do núcleo, dotando-as com “estruturas ambientalmente mais eficazes e sustentáveis”, procurando “menor dispêndio de energia”.

in REGIÃO DE LEIRIA ed. 3645, 26 de Janeiro de 2007 - ver notícia

Aprendizagem em Ambiente Formal e Informal

Aprendizagem em Ambiente Formal e Informal
Fundão, 29 e 30 de Março de 2007


Matemática | Biologia | Física
Escola Secundária com 3º C.E.B. do Fundão


Este é o segundo encontro de Aprendizagem em Ambiente Formal e Informal e o VIII Encontro de Professores organizado pela Universidade de Aveiro, este ano organizado por professores da Escola Secundária com 3º C.E.B. do Fundão.

Apela-se aos Professores, de todos os ciclos de Ensino, e Investigadores e comunicadores de ciência portugueses que se debruçam sobre estas questões que submetam os seus trabalhos ao VIII Encontro de Professores, dedicado à Aprendizagem Formal e Informal em Matemática, Física e Biologia, que decorrerá no Fundão e é organizado localmente pela Escola Secundária com 3º Ciclo.

Neste encontro pretende-se dar a conhecer as actividades que professores, dos vários graus de ensino, levam a cabo nas suas aulas. É um espaço dedicado à troca de experiências do melhor que se vai fazendo em Portugal. Este ano, o Encontro é dedicado às áreas da Matemática, Física e Biologia, no entanto são bem-vindas comunicações de outras áreas do saber desde que enquadradas nos objectivos do encontro.

Os tópicos sobre o qual devem incidir as comunicações são:
  1. Experiências de carácter pedagógico;
  2. Utilização da tecnologia no ensino;
  3. Módulos de exposições de ciência;
  4. Jogos de carácter pedagógico;
  5. Educação à distância;
  6. Comunidades WEB;
  7. Ensino prático e fora da sala de aula.
Mais informação em:
http://pmate.ua.pt

O acesso à literatura científica de fundos públicos

Cientistas portugueses defendem acesso à literatura científica de fundos públicos
Petição na Internet
02.02.2007 - 11h08 Lusa


Cerca de 700 académicos e cientistas portugueses aderiram à petição de apoio ao acesso livre à literatura científica europeia que a Comissão Europeia vai discutir em Bruxelas, disse hoje à Lusa fonte da Universidade do Minho.

O director do Centro de Documentação, Eloy Rodrigues, adiantou que a petição "apoia a proposta apresentada à Comissão Europeia [CE] para a disponibilização em acesso livre na Internet da literatura científica financiada publicamente".

Em Portugal, a petição já foi assinada pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e pelos reitores da Universidade do Minho e da Universidade do Porto.

Em termos europeus, a iniciativa foi subscrita por 14 mil pessoas em apenas 14 dias, entre as quais alguns laureados com o Prémio Nobel.

A petição conta, no entanto, com a oposição de editores de alguns jornais e revistas científicas, que dizem ter a sua sobrevivência ameaçada se a medida for aplicada, sublinhando que o mesmo pode acontecer a sociedades científicas.

Para além de assinaturas em nome individual, a petição online junta adesões institucionais de universidades, sociedades científicas, centros de investigação, fundações, academias, bibliotecas e departamentos governamentais.

Eloy Rodrigues salientou que entre os aderentes estão os vencedores do prémio Nobel Harold Varmus e Richard Roberts, "que juntaram a sua assinatura a cidadãos da Europa e do mundo exortando a União Europeia a adoptar politicas que garantam o acesso público livre aos resultados das investigações científicas e, assim, maximizem a visibilidade mundial da investigação europeia".

"Mais de 500 instituições na área da educação, investigação e cultura de todo o mundo também aderiram à iniciativa através da assinatura institucional pelos seus representantes máximos", adiantou.

A petição encoraja a União "a aceitar as recomendações delineadas no estudo EC-commissioned Study on the Economic and Technical Evolution of the Scien tific Publication Markets of Europe".

Publicado no início de 2006, este estudo apresentou um conjunto de recomendações no sentido de assegurar uma maior acessibilidade aos artigos científicos publicados.

A primeira recomendação apelava particularmente a "garantir o acesso público aos resultados de pesquisas financiadas publicamente pouco depois da sua publicação".

A petição está disponível na Internet em:
www.ec-petition.eu.

in Público - ver notícia.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

1º de Fevereiro



Destino


Partiram, Pai e Filho,
trespassados por balas,
quando a Pátria lhes pedia tanto.
Ficou Manuel, sem saber o que o esperava...

Levaram-nos a Alma.
Prisioneiros, esperamos que Sebastião a devolva
em manhã de nevoeiro.

Nunca é a Hora?...

Exibição de Filme sobre o Pantanal


O Centro de Estudos Geográficos de Coimbra leva a efeito, na próxima quinta feira, dia 8 de Fevereiro, pelas 17.00 horas, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a projecção do filme:
O PANTANAL MATOGROSSENSE
da autoria de:
Messias Modesto dos Passos (UNESP – Presidente Prudente) e de Robert Barriou (Univ. Rennes).

O filme, que aborda a temas como a geomorfologia, hidrologia, ecologia, economia e sociedade deste emblemático ecossistema brasileiro, será comentado por Fernando Rebelo (Centro de Estudos Geográficos) e Maria Aparecida Ribeiro (Instituto de Estudos Brasileiros)

O programa detalhado pode ser consultado em:
http://www.uc.pt/cegc/pantanal.htm

Seminários sobre Sismos e Catástrofes

"Identification of past earthquake signals in the sediment of Lake Sapanca
(Northern Anatolian Fault Zone, Turkey)"

(Seminários ICIST)

Prof. Suzanne A. G. Leroy
(Brunel University- London, UK)

DATA: Quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, às 17.00 horas.
LOCAL: Sala 4.41, Pavilhão de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Lisboa.



"Environmental catastrophes and societal response"
(Mestrado e pós-graduação em Dinâmicas
Sociais e Riscos Naturais - Universidade de Coimbra)

Prof. Suzanne A. G. Leroy
(Brunel University- London, UK)

DATA: Sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, às 14.00 horas.
LOCAL: Anfiteatro Pombalino, Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra.

Cinco minutos dedicados à Terra - II

"Apagão" simbólico pode ser "mais um problema do que uma solução"
Ambientalistas da Quercus não vão aderir
01.02.2007 - 10h32 Ana Machado



Os cinco minutos de "apagão" simbólico marcados para hoje, às 18h55 (hora em Lisboa), em nome do clima do planeta, podem ser mais um problema do que uma solução, de acordo com a associação ambientalista Quercus.

Em declarações ao PUBLICO.PT, Francisco Ferreira afirma que, em termos práticos, a medida pode "provocar algum desequilíbrio na rede eléctrica", uma vez que a produção deve ser igual ao consumo: "Todo o sistema vai continuar a funcionar e durante cinco minutos isso vai ser ignorado, o que vai implicar desperdício de energia. Por isso esta medida é mais um problema do que uma solução".

A mesma explicação já tinha sido avançada ontem à agência Lusa por Amarante Santos, gestor de sistemas da Rede Eléctrica Nacional.

Para além das consequências práticas, Francisco Ferreira adianta que o significado filosófico da iniciativa, proposta pela organização francesa Aliança para o Planeta, não é eficaz: "Uma das principais medidas para combater o problema das alterações climáticas é reduzir o consumo de electricidade, mas essa redução tem de ser acompanhada pela prática de políticas de eficiência energética e, principalmente, de apoio às energias renováveis. E o sector que cresce mais continua ser o dos transportes".

A Quercus, bem como a rede europeia de associações ambientalistas a que pertence, não aderiu a esta iniciativa da Aliança para o Planeta. O mesmo foi decidido pela Greenpeace e pela WWF.

in Público - ver notícia

Conferência sobre Geologia Mineira na Irlanda


9TH BIENNIAL SGA MEETING
Mineral Exploration and Researche: Digging Deeper

Decorrerá, entre 20 e 23 de Agosto de 2007, no Trinity Collegue, em Dublin, República da Irlanda, uma Conferência sobre Geologia Mineira. Esta actividade incluirá uma saída de campo à Faixa Piritosa Ibérica...

Para saber mais, consultar o site:
http://www.conferencepartners.ie/sga2007/

Cinco minutos dedicados à Terra...


A Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) lança um apelo simples a todos os cidadãos de se dedicarem por cinco minutos à Terra.

No dia 1 de Fevereiro todo o mundo apagará por 5 minutos suas lâmpadas e aparelhos eléctricos entre 19.55 e 20.00 horas.

Não se trata apenas de economizar electricidade nesse dia, mas também chamar a atenção da imprensa e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia e a urgência de agir! Cinco minutos de repouso para o Planeta Terra.

Não toma muito de nosso tempo, não custa nada, e isso mostrará (aos candidatos à presidência da França e também a outros candidatos e actuais presidentes de outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada em conta em qualquer decisão política.

Porque o dia 1 de Fevereiro? Neste dia será apresentado, na França, um relatório feito por um grupo de técnicos em climatologia da ONU. Os cidadãos não podem deixar escapar a ocasião para manifestarem sua opinião sobre a urgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial.

Se todos participarem, esta acção poderá aparecer na imprensa e ter peso político. É bom que se faça circular ao máximo este apelo entre os nossos amigos, colegas e parentes...

http://www.amisdelaterre.org/Participez-a-la-plus-grande.html


NOTA: A hora portuguesa (do Continente) é das 18.55 e 19.00 horas.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Para uma nossa leitora


Uma nossa leitora, que, como nós, viveu Coimbra como estudante, recordou-nos outro dia uma emblemática discoteca da cidade dos estudantes dos anos oitenta - o ETC. Muitas vezes terminei a noite (ou comecei o dia...) nesse local, com uma música de Caetano Veloso, que servia para explicar às pessoas que naquele dia tinha acabado... Chamava-se It's a long way, tinha sido gravada em 1972 (em Londres...!), no disco Transa.

Para quem estiver interessado em ouvir um pedaço de história que é essa canção, clique no seguinte link e depois no símbolo de tocar nele inserido, em:
http://www.caetanoveloso.com.br/

Para quem não conhece, aqui fica a letra:

It's a long way
Caetano Veloso


Woke up this morning
Singing an old, old Beatles song
We’re not that strong, my lord
You know we ain’t that strong
I hear my voice among others
In the break of day
Hey, brothers
Say, brothers
It’s a long, long, long, long… way

Os óio da cobra verde
Hoje foi que arreparei
Se arreparasse há mais tempo
Não amava quem amei

It’s a long, long, long, long… way

Arrenego de quem diz
Que o nosso amor se acabou
Ele agora está mais firme
Do que quando começou

It’s a long road, it’s a long, long, long, long…
It’s a long road, it’s a long and widing road…
Long and widing… road
It’s a long road, it’s a long, long, long, long…

A água com areia brinca na beira do mar
A água passa e a areia fica no lugar

It’s a hard… hard, long way

E se não tivesse o amor
E se não tivesse essa dor
E se não tivesse sofrer
E se não tivesse chorar
E se não tivesse o amor

No Abaeté tem uma lagoa escura
Arrodeada de areia branca…

Woke up this morning…

terça-feira, janeiro 30, 2007

Acção sobre Blogues - parte II (continuação)

Embora com poucos participantes e com (novamente...) problemas técnicos com a Internet, lá fizemos a 2ª parte da Acção. Não deu para falar de tudo o que se pretendia, mas na página de apoio à Acção (ver AQUI) deixámos alguns materiais novos e iremos, brevemente, disponibilizar mais coisas...

A parte mais divertida (a descoberta no YouTube de um vídeo muito interessante feito por uns alunos nossos...) merece um novo vídeo (em substituição do anterior, que, misteriosamente desapareceu...) em que os personagens são os participantes da actividade.

Prevê-se ainda a reedição da Formação, numa quarta-feira das 15.00 às 18.00, em data a combinar com a Comissão Executiva da Escola.

Reunião Europeia sobre Paleontologia e Estratigrafía da América Latina


O Instituto Geológico y Minero de España tem a honra de convidá-lo a participar na 4ª Reunião Europeia sobre Paleontologia e Estratigrafia da América Latina, que terá lugar nas instalaciões de Tres Cantos (Madrid, Espanha) dos dias 12 a 14 de Setembro de 2007.


Pode encontrar mais informação, la primeira circular e o formulário de inscrição em:
http://www.igme.es/4empsla

Só se enviará a Segunda Circular aqueles se tenham inscrito antes de 28 de Fevereiro de 2007.

Portal Cienciapt.NET

Até amanhã, 31 de Janeiro, as Escolas podem subscrever o Portal Cienciapt.NET por apenas 50 Euros por ano.

Extraordinariamente, a Empresa alargou o prazo para dar oportunidade a todos os interessados em ter acesso completo e exclusivo aos seus conteúdos. A partir de 1 de Fevereiro o valor será actualizado para 60 Euros...

Aproveite já! O Blog Geopedrados recomenda vivamente este serviço...!

Como Subscrever?
- Preencher o formulário por completo (todos os campos são obrigatórios);
2º - Validar o pedido de subscrição;
3º - Na sua caixa de correio electrónico irá receber os seus dados de a
cesso e as formas de pagamento;
4º - Efectuar o pagamento de 50 Euros por transferência banc
ária (NIB 0010 0000 33427240001 11 - utilizando o código fornecido para identificar a sua transferência) ou por cheque (à ordem de CienciaMetrics, enviando por correio para a seguinte morada: Rua Nova do Soares, Ed. Quinta das Pratas, Loja 4 R/C, 2070-110 Cartaxo);
5º - Depois é só introduzir os seus dados de acesso (nome de uti
lizador e palavra-passe) na caixa de acesso em www.cienciapt.net;

Em caso de dúvida contactar através do e-mail vgaspar@cienciapt.net ou da linha telefónica de apoio 243 704 771.

Serviços Incluídos na Subscrição Individual do Portal Cienciapt.NET:

e.Ciência - Revista Electrónica Semanal (PDF)

  • Todas as 5ª's Feiras uma nova edição
  • Mais de 2 anos de edição disponíveis para download (125 Números)
  • Acesso à edição completa (permite copiar imagens e texto, imprimir, extrair páginas e todas outras potencialidades dos PDF's, ...)
  • Edição desta semana dedicada às Cidades e Regiões Digitais



Mundus
- Revista Electrónica Mensal (PDF)

  • Todos os meses uma nova edição
  • Mais de 1 ano de edições disponíveis para download (15 Números)
  • Acesso à edição completa (permite copiar imagens e texto, imprimir, extrair páginas e todas outras potencialidades dos PDF's, ....)
  • Edição deste Mês dedicada à Ciência nos PALOP'S


Serviços Digitais Disponíveis

  • O Diário da Ciência -Newsletter diária de com os destaques noticiosos do dia;
  • O Semanário da Ciência - Aos sábados e domingos todas as notícias da semana;
  • Financiamento e Emprego - As principais oportunidades do mercado;
  • Agenda de eventos - os principais congressos e eventos da sua área científica;
  • O Atlas da Ciência -Directório de unidades de investigação e ensino;
  • Pesquisa Avançada - Encontre todos os conteúdos do portal;
  • Arquivo de Notícias - mais de 3 anos de notícias disponíveis;
  • Serviço de RSS - Todas as notícias do portal disponíveis no seu Feed de RSS;
  • Call for Papers - submeta os seus papers para principais conferências.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Palestra em Évora - II



VARIABILIDADE E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Prof. Luiz Carlos Molion

Instituto de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal de Alagoas


Hora: 18:00

Data: 1 de Fevereiro de 2007

Local: Anfiteatro 1 – Colégio Luís Verney

Promove: CGE / UE


Resumo
Nas últimas duas décadas, a locução “desenvolvimento sustentável” tem sido empregada corriqueiramente e, por vezes, sem rigor. Sustentabilidade pode ser questionável em virtude do crescimento populacional e da vulnerabilidade da Sociedade Humana à variabilidade climática. Paralelamente, ênfase exagerada tem sido dada à hipótese de alterações climáticas recentes serem resultantes do aquecimento global, decorrente da intensificação do efeito-estufa por actividades humanas, como queima de combustíveis fósseis e aumento da produção agropecuária. A complexidade do clima global e as dificuldades em prognosticá-lo foram discutidas por meio de uma breve revisão de seus agentes controladores ou “forçantes climáticas”. Relativamente ao sistema terra-atmosfera-oceano, as forçantes podem ser de natureza externa - como a produção de energia pelo Sol, erupções vulcânicas e forças gravitacionais - ou interna - como o efeito-estufa, albedo planetário e o transporte de calor por correntes marinhas. Como exemplo, dados observados e de Reanálises do NCEP/NCAR foram utilizados para estudar a variabilidade do clima de Portugal no período 1948-2006, e antever suas tendências futuras, associadas à oscilação quase-bidecadal da temperatura superficial do Pacífico (ODP). Resultados indicaram, por exemplo, que a pressão atmosférica, entre Novembro-Março, aumentou (diminuiu) na fase quente (fria) da ODP e que os totais pluviais foram maiores (menores) no centro-oeste (noroeste) durante sua fase quente. A média mensal da temperatura do ar (Tar) no inverno aumentou durante sua fase quente. No período 1999-2006, a amplitude de Tar excedeu 2,0°C no ciclo anual, com valores maiores (menores) no verão (inverno) relativos à media de 1948-1998. Isso pode estar ocorrendo devido a alterações do transporte de calor sensível pela Corrente do Golfo para o Árctico a partir de 1995. Estudos dessa natureza contribuem para aprofundar o conhecimento da variabilidade e prognósticos climáticos de longo alcance, que surgem como ferramentas de valor inestimável e estratégico para que o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social possam ser alcançados eventualmente.

Palestra em Évora


Interacções e estratégias de uso de sedimentos acumulados em sistemas hídricos tropicais

Prof. Rita Fonseca

Dep. Geociências Univ. Évora


Hora: 14:30

Data: 31 de Janeiro de 2007

Local: Anfiteatro 1 – Colégio Luís Verney

Promove: CGE / UE



Resumo
Seguindo a controvérsia que existe sobre o real valor das barragens e sobre os inúmeros problemas ambientais relacionados com a sua construção e operação, apresenta-se um estudo geológico de sedimentos acumulados em distintos grupos de albufeiras existentes em diferentes condições climáticas, com a finalidade de determinar a sua disponibilidade de remoção e uso como solo agrícola, aditivo ou fertilizante mineral em regiões intensamente erodidas. Para além da tentativa de resolução de um dos principais problemas à escala mundial – a escassez e progressiva degradação da generalidade dos solos, com este estudo pretende-se igualmente apresentar estratégias que permitam a recuperação e reabilitação de albufeiras de barragem, caracterizadas por excessiva acumulação de sedimentos, facto que facilmente contribui para a degradação da qualidade da água.

domingo, janeiro 28, 2007

Acção sobre Blogues - parte II

A parte II da Acção em fotos (em breve publicaremos um texto sobre a Acção, com um vídeo e crítica à mesma...):


Posted by Picasa

VI Congresso Ibérico de Geoquímica


O VI Congresso Ibérico de Geoquímica e a XV Semana de Geoquímica decorrerão, de 16 a 21 de Julho de 2007, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

Consultar toda a informação no site:
http://home.utad.pt/~vicig/


Comissão Executiva na UTAD
Maria Elisa Preto Gomes, Ana Maria P. Alencoão, Anabela Ribeiro dos Reis, Fernando Leal Pacheco, Maria do Rosário C. Pereira, Paulo Jorge Favas, Rui Teixeira


PROGRAMA PREVISTO

16 de Julho - Recepção dos participantes nas excursões pré-congresso, A e B, e realização das excursões.

17 de Julho – Recepção dos participantes e sessão de abertura do congresso.

Sessão plenária e sessões paralelas.

Programa social - Porto de Honra, em local a definir.

18 de Julho - Sessão plenária e sessões paralelas.

Programa social - Jantar do congresso.

19 de Julho - Sessão plenária e sessões paralelas (manhã).

Sessões paralelas e mesa redonda sobre o papel da Geoquímica Ambiental na protecção de solos (tarde).

Programa social - Porto de Honra, em local a definir.

20 de Julho - Sessão plenária e sessões paralelas.

Encerramento do congresso.

Programa social - Espectáculo de rua no teatro de Vila Real.

21 de Julho - Excursões pós-congresso, C e D.


Nota: O envio dos resumos termina a 28 de Fevereiro.

Roubo de fósseis

Aproveita-se este post para falar sobre um roubo de fósseis expostos num museu nos Estados Unidos - o Smithsonian's National Museum of Natural History, de Washington, D.C., USA - visto que ainda ninguém conseguiu saber o paradeiro deles e o mais provável e nunca mais os recuperarem. Envio o link, retirado de e-mail da mailing-list da GEOPOR (autoria Pedro Viegas) para verem os fósseis em questão e se alguma vez se depararem com eles, estarem familiarizados com o conteúdo roubado.



Este assunto é da máxima importância, pois continua-se a utilizar muito o material fóssil nas exposições em vez de réplicas! O que é muito perigoso, como já foi mais que demonstrado em vários acidentes, expl: Incêndio no Museu de História Natural de Lisboa, Terramotos, Inundações, etc...

Tem que se investir na replicação do material a ser exposto para que casos como este não continuem a acontecer.

http://www.nmnh.si.edu/paleo/stolen_specimens/

quarta-feira, janeiro 24, 2007

II Curso a distância Moodle/GEOTIC

1. O Moodle

O Moodle (http://www.moodle.org) é um sistema online de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, de utilização livre.

O 2.º Curso de Formação na utilização do Moodle GEOTIC pretende introduzir este sistema de gestão da aprendizagem a educadores ou outros profissionais interessados em usá-lo como plataforma de apoio às aulas presenciais, em actividades de ensino a distância, e/ou de portefólio. O Moodle foi desenhado tendo como modelo orientador uma perspectiva social-construccionista da aprendizagem e será essa a abordagem utilizada neste curso.

O Moodle tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, inclusivamente em Portugal, quer a nível do ensino superior, quer a nível do ensino básico e secundário. A nível de centros de formação, a penetração é também grande.

A unidade de missão do Ministério da Educação responsável pela área das TIC nas Escolas, CRIE, tem dinamizado a oferta Moodle às escolas do país através dos Centros de Competência. Está ainda em fase de pré-projecto um moodle.edu.pt, de cariz nacional, para todas as escolas do país.

No ensino superior, são várias as universidades que optaram pelo Moodle. (Universidade do Algarve, Aberta, Coimbra, Évora, Faculdade de de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Engenharia, Ciências e Medicina da Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Setúbal, Leiria, Porto, etc.)


2. O Curso

O 2.º curso de formação de professores na utilização do Moodle resulta de um primeiro trabalho com professores de várias áreas e níveis de ensino, em Fevereiro de 2006. A experiência, bastante positiva, e o feedback recebido dos participantes levaram a uma reedição do curso, que esperamos ir de encontro às expectativas dos participantes.

Objectivos: Desenvolver competências básicas na utilização do Moodle para actividades lectivas (disponibilização de conteúdos, documentos, imagens, vídeos, áudio, animações), realização de tarefas online (fóruns de discussão, chat, entrega de trabalhos online, testes, inquéritos, glossários, texto em colaboração, etc.) e funcionalidades de avaliação (grelha de classificação de trabalhos).

Formadores:
Paulo Legoinha (Departamento de Ciências da Terra da FCTUNL)

João Fernandes (FCTUNL - Equipa de administração do Moodle@FCTUNL)

Hugo Domingos (FCTUNL - Administrador do site do projecto Ciência na Escola)


Modo de Funcionamento: O curso baseia-se em estudo e realização de tarefas online através do acesso a uma página de trabalho na plataforma Moodle@FCTUNL (com apoio e supervisão dos formadores). Cada formando terá também a sua página de trabalho individual onde poderá desenhar o seu próprio "curso" à medida que for aprendendo a trabalhar com as várias funcionalidades do Moodle na formação. O curso decorre durante 10 dias, podendo os formandos gerir o seu tempo de aprendizagem e de realização das tarefas, tendo sempre disponível o acesso à plataforma de aprendizagem e o apoio dos formadores em modo síncrono e/ou assíncrono. Os formandos poderão continuar a utilizar o sistema após o curso.


Pré-requisitos: Computador com ligação à Internet (de preferência de velocidade igual ou superior a 128 Mbps) e conta de e-mail.


Datas da Formação: 26 de Fevereiro a 8 de Março de 2007

PRÉ-INSCRIÇÃO (até 8 de Fevereiro)

Os eventuais interessados devem efectuar a pré-inscrição até 8 de Fevereiro. Serão depois contactados por e-mail pelos formadores.


INSCRIÇÃO E MODALIDADE DE PAGAMENTO (até 16 de Fevereiro)

Após recepção da segunda circular, confirmando a pré-inscrição, tem a hipótese de fazer o pagamento do curso da seguinte forma:

  1. Por transferência bancária, 35 euros para o NIB 003502980000259893091 , indicando no campo informações o seu e-mail antes da @
  2. Por correio, enviando cheque à ordem de GEOTIC no valor de 35 euros.
Morada para envio do cheque:

GEOTIC /SGP (ao c/ de Prof. Paulo Legoinha)
Departamento de Ciências da Terra
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Quinta da Torre
2829-516 CAPARICA

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional contacte João Fernandes (jpsf@fct.unl.pt) ou Paulo Legoinha (pal@fct.unl.pt)