Do Blog Lusodinos - Dinossauros de Portugal, com a devida vénia, retirámos o seguinte post, de autoria do Doutor Octávio Mateus:
Fé versus Razão? Religião versus Ciência?
Acordámos, de repente, para um problema que é bem maior do que pensávamos: o criacionismo está entre nós e parece estar a ganhar força.
Mas o que significa isto? É uma luta entre ignorância e Razão? Religião e Ciência?
A diferença entre estas duas vertentes é enorme: a Ciência baseia-se em evidências lógicas, sem certezas categóricas; a Fé e a Religião baseiam-se em certezas categóricas sem evidências lógicas.
A Ciência reconhece-se como um processo construtivo em que não existem verdades dogmáticas pré-definidas, sejam elas a Evolução ou outra qualquer vertente científica: existem deduções com base em evidências lógicas. Se novos dados mostrarem que as teorias estavam erradas, então a Ciência adapta-se porque o objectivo final é compreender a realidade. Doa a quem doer.
A Religião tem como base a fé axiomática, gozando ainda de um respeito absoluto e de um estatuto alegadamente inquestionável e intocável, enquanto ser ateu (ou seja, usar apenas a Razão) é muitas vezes visto como algo menor, indigno e sinal de uma pessoa com falta de ética e moralidade.
Sobre este assunto, sugiro a leitura dos excelentes livros de Richard Dawkins, nomeadamente o novo livro “God Delusion” (que ainda não chegou a Portugal).
O criacionismo em Portugal
O novo instituto dedicado ao criacionismo bíblico e contra a evolução das espécies (www.dinoasis.com) é um relevante revés para a Razão, Ciência e Evolucionismo em Portugal e na Europa.
Mas há ainda um livro, escrito por um português, cheio de visões distorcidas sobre evolução e favorável ao criacionismo: “Questionar e Evolução” por Américo J. Marcelino, um Juiz Desembargador do Tribunal de Relação de Lisboa (Roma Ed., 2003; 172 pp.).
Tem frases arrepiantes como: “o problema da vida é, fundamentalmente, um problema religioso, ou, se se preferir, um problema filosófico. A ciência não está em condições de adiantar rigorosamente nada sobre o essencial da sua problemática (p.42)”. Na verdade, todo o livro é um homenagem à ignorância relativa à Ciência e evolução. O preâmbulo é escrito pelo político Marcelo Rebelo de Sousa!
Qual o nosso papel?
Qual deve ser o nosso papel como cientistas? Ignorar e fazer o nosso trabalho cada vez melhor? Ou temos a responsabilidade de esclarecer o público e evitar que uma falsa ciência seja tida como Ciência? Edmund Burke dizia que "The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing".
Pessoalmente, eu tenho a política do “live and let live”, em que cada um é livre de acreditar na religião que quiser e em todas as outras crenças sobrenaturais que desejar. Mas sinto obrigação de intervir no momento em que a escola pública comece a ensinar criacionismo.
Nós, paleontólogos, geólogos e biólogos temos o dever de ensinar a evolução. Eu percebo agora que não basta fazer bem o nosso trabalho como cientistas, é preciso dedicar parte desse tempo a ensinar a evitar os erros e omissões das hipóteses criacionistas: nos museus, nas escolas, nas universidades e nos jornais locais. Temos de ensinar a argumentar e, sobretudo, a pensarem através da razão e da evidência lógica.
O criacionismo nas escolas públicas portuguesas
O artigo do Público era claro ao dizer que os criacionistas querem que se ensine o criacionismo nas escolas! Gostaria de pensar que estamos longe dessa realidade…
O ensino do criacionismo nas escolas públicas portuguesas está longe de ser uma realidade? Espero que sim, mas enquanto se criam museus e institutos e enquanto eminentes políticos como Marcelo Rebelo de Sousa dão o apoio à causa criacionista, nós não podemos ficar descansados. Como paleontólogo e devoto adepto da evolução e da Ciência, não posso deixar de ficar deveras perturbado.
Apenas uma teoria?
Os criacionistas reforçam o termo “Teoria” quando se referem à evolução. Existem milhões de evidências a favor da evolução e esta já passou a prova do tempo e dos testes científicos. A evolução não é apenas uma teoria, a evidência a suportá-la é esmagadora. Infelizmente, a ignorância a suportar o criacionismo também é esmagadora.
in Blog Lusodinos - Dinossauros de Portugal, versão original.
NOTA FINAL: Ainda este mês a Super Interessante (n.º 106, Fevereiro de 2007) tratou deste assunto, na sua versão moderna da Pseudo-Teoria do Desenho (ou Design) Inteligente. É preciso estar atento e replicar aos ataques que os criacionistas fazem à Ciência e à Inteligência desta nossa sociedade...
Fé versus Razão? Religião versus Ciência?
Acordámos, de repente, para um problema que é bem maior do que pensávamos: o criacionismo está entre nós e parece estar a ganhar força.
Mas o que significa isto? É uma luta entre ignorância e Razão? Religião e Ciência?
A diferença entre estas duas vertentes é enorme: a Ciência baseia-se em evidências lógicas, sem certezas categóricas; a Fé e a Religião baseiam-se em certezas categóricas sem evidências lógicas.
A Ciência reconhece-se como um processo construtivo em que não existem verdades dogmáticas pré-definidas, sejam elas a Evolução ou outra qualquer vertente científica: existem deduções com base em evidências lógicas. Se novos dados mostrarem que as teorias estavam erradas, então a Ciência adapta-se porque o objectivo final é compreender a realidade. Doa a quem doer.
A Religião tem como base a fé axiomática, gozando ainda de um respeito absoluto e de um estatuto alegadamente inquestionável e intocável, enquanto ser ateu (ou seja, usar apenas a Razão) é muitas vezes visto como algo menor, indigno e sinal de uma pessoa com falta de ética e moralidade.
Sobre este assunto, sugiro a leitura dos excelentes livros de Richard Dawkins, nomeadamente o novo livro “God Delusion” (que ainda não chegou a Portugal).
O criacionismo em Portugal
O novo instituto dedicado ao criacionismo bíblico e contra a evolução das espécies (www.dinoasis.com) é um relevante revés para a Razão, Ciência e Evolucionismo em Portugal e na Europa.
Mas há ainda um livro, escrito por um português, cheio de visões distorcidas sobre evolução e favorável ao criacionismo: “Questionar e Evolução” por Américo J. Marcelino, um Juiz Desembargador do Tribunal de Relação de Lisboa (Roma Ed., 2003; 172 pp.).
Tem frases arrepiantes como: “o problema da vida é, fundamentalmente, um problema religioso, ou, se se preferir, um problema filosófico. A ciência não está em condições de adiantar rigorosamente nada sobre o essencial da sua problemática (p.42)”. Na verdade, todo o livro é um homenagem à ignorância relativa à Ciência e evolução. O preâmbulo é escrito pelo político Marcelo Rebelo de Sousa!
Qual o nosso papel?
Qual deve ser o nosso papel como cientistas? Ignorar e fazer o nosso trabalho cada vez melhor? Ou temos a responsabilidade de esclarecer o público e evitar que uma falsa ciência seja tida como Ciência? Edmund Burke dizia que "The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing".
Pessoalmente, eu tenho a política do “live and let live”, em que cada um é livre de acreditar na religião que quiser e em todas as outras crenças sobrenaturais que desejar. Mas sinto obrigação de intervir no momento em que a escola pública comece a ensinar criacionismo.
Nós, paleontólogos, geólogos e biólogos temos o dever de ensinar a evolução. Eu percebo agora que não basta fazer bem o nosso trabalho como cientistas, é preciso dedicar parte desse tempo a ensinar a evitar os erros e omissões das hipóteses criacionistas: nos museus, nas escolas, nas universidades e nos jornais locais. Temos de ensinar a argumentar e, sobretudo, a pensarem através da razão e da evidência lógica.
O criacionismo nas escolas públicas portuguesas
O artigo do Público era claro ao dizer que os criacionistas querem que se ensine o criacionismo nas escolas! Gostaria de pensar que estamos longe dessa realidade…
O ensino do criacionismo nas escolas públicas portuguesas está longe de ser uma realidade? Espero que sim, mas enquanto se criam museus e institutos e enquanto eminentes políticos como Marcelo Rebelo de Sousa dão o apoio à causa criacionista, nós não podemos ficar descansados. Como paleontólogo e devoto adepto da evolução e da Ciência, não posso deixar de ficar deveras perturbado.
Apenas uma teoria?
Os criacionistas reforçam o termo “Teoria” quando se referem à evolução. Existem milhões de evidências a favor da evolução e esta já passou a prova do tempo e dos testes científicos. A evolução não é apenas uma teoria, a evidência a suportá-la é esmagadora. Infelizmente, a ignorância a suportar o criacionismo também é esmagadora.
in Blog Lusodinos - Dinossauros de Portugal, versão original.
NOTA FINAL: Ainda este mês a Super Interessante (n.º 106, Fevereiro de 2007) tratou deste assunto, na sua versão moderna da Pseudo-Teoria do Desenho (ou Design) Inteligente. É preciso estar atento e replicar aos ataques que os criacionistas fazem à Ciência e à Inteligência desta nossa sociedade...
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