Tendo sido reeleita nas eleições gerais de 1983 e 1987, Thatcher permaneceu no cargo durante toda a década de 80. Na maior parte de seu governo, foi descrita como a mulher mais poderosa do mundo.Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
- -Thatcher em suas observações sobre se tornar primeira-ministra
sábado, maio 04, 2024
Margaret Thatcher chegou a chefe de governo há 45 anos
Margaret Hilda Thatcher, posteriormente Baronesa Thatcher (Grantham, 13 de outubro de 1925 - Londres, 8 de abril de 2013) foi uma política britânica e primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990.
Nascida Margaret Roberts na localidade de Grantham, condado de Lincolnshire, Inglaterra, Thatcher estudou ciências químicas na Universidade de Oxford antes de se qualificar como barrister. Nas eleições gerais de 1959 no Reino Unido foi eleita parlamentar pela região de Finchley. Edward Heath nomeou Thatcher secretária do Departamento de Educação e Habilidades, no seu governo de 1970. Em 1975 ela foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido, e em 1979 tornou-se a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido.
Ao liderar o governo do Reino Unido, Thatcher estava determinada a reverter o que via como o declínio nacional de seu país. As suas políticas económicas foram centradas na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. A sua popularidade esteve em baixa no meio duma recessão económica iniciada com a Crise do petróleo de 1979; no entanto, uma rápida recuperação económica, além da vitória britânica na Guerra das Malvinas, fizeram ressurgir o apoio necessário para a sua reeleição, em 1983.
Devido ao facto de Thatcher ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato, em 1984, da sua dura oposição aos sindicatos e de sua forte crítica à União Soviética, foi alcunhada de "Dama de Ferro". Thatcher foi reeleita para um terceiro mandato em 1987, mas a sua impopular visão crítica à criação da União Europeia fez-lhe perder apoio no seu partido, renunciando aos cargos de primeira-ministra e líder do partido em 1990.
Thatcher obteve um título vitalício de pariato como Baronesa Thatcher de Kesteven, o que lhe garantia um assento na Câmara dos Lordes.
(...)
Em meados de 1978, a economia começou a melhorar e as pesquisas de
opinião mostravam os trabalhistas na liderança, com uma eleição geral
sendo esperada para o final do ano e uma vitória dos trabalhistas era
uma séria possibilidade. O primeiro-ministro James Callaghan
surpreendeu muitos ao anunciar em 7 de setembro que não haveria
eleições gerais naquele ano e que esperaria até 1979 para ir às urnas.
Thatcher reagiu a isto rotulando o governo trabalhista como "galinhas", e
o líder do Partido Liberal, David Steel, acompanhou-a, criticando os trabalhistas por "correr de medo".
O governo trabalhista então enfrentou novo mal-estar público sobre a
direção do país e uma série de greves prejudiciais durante o inverno de
1978-79, apelidado de "inverno do descontentamento". Os conservadores atacaram o desemprego recorde do governo trabalhista, usando como publicidade o slogan Labour Isn't Working. As eleições gerais foram convocadas depois que o governo de James Callaghan perder uma moção de censura
no início de 1979. Os conservadores ganharam com uma maioria de 44 assentos
na Câmara dos Comuns e Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a
ocupar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.
Primeira-Ministra
Thatcher tornou-se primeira-ministra em 4 de maio de 1979. Chegando a 10 Downing Street, ela disse, parafraseando a oração, incorretamente atribuída a São Francisco de Assis:
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 00:45
Marcadores: Dama de Ferro, Margaret Thatcher, Partido Conservador, primeiro-ministro, Reino Unido
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário