sábado, janeiro 13, 2024

Um avião comercial caiu na capital dos Estados Unidos há quarenta e dois anos


O voo 90 de Air Flórida era um voo regular doméstico de passageiros operado pela Air Flórida do aeroporto nacional Ronald Reagan de Washington ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, com uma escala no aeroporto de Tampa. A 13 de janeiro de 1982 o Boeing 737-222 que fazia esta rota caiu na Ponte da 14th Street, sobre o Rio Potomac, a três quilómetros da Casa Branca.

A aeronave atingiu a ponte, por onde passa a Interestadual 395, entre Washington, D.C. e o Condado de Arlington, Virgínia. Bateu contra vários veículos na ponte e despedaçou 30 metros do parapeito antes de mergulhar no gelo do rio Potomac. O avião levava 74 passageiros e 5 tripulantes. Quatro passageiros e uma comissária de bordo foram resgatados e sobreviveram. Outro passageiro, Arland D. Williams, Jr., ajudou no resgate dos sobreviventes, mas afogou-se antes de ser resgatado. Quatro motoristas na ponte também morreram. Os sobreviventes foram resgatados do rio congelado por civis e profissionais. O presidente Ronald Reagan elogiou estes atos durante o seu discurso do Estado da União poucos dias a seguir.

O NTSB determinou que a causa do acidente foi um erro dos pilotos, que não ativaram os sistemas de proteção contra o gelo interno dos motores, usaram o empuxo reverso numa tempestade de neve antes da descolagem, tentaram usar a saída de gases de um avião à frente deles para derreter o gelo no Boeing 737 e falharam em abortar a descolagem depois de detetar um problema de potência enquanto avançavam na pista do aeroporto vendo o gelo e neve acumulado nas asas. 

 

Sem comentários: