quarta-feira, janeiro 17, 2024

Susanna Hoffs - 65 anos!


Susanna Lee Hoffs
(Los Angeles, 17 de janeiro de 1959) é uma cantoracompositora, guitarrista e atriz americana. Ela é mais conhecida por ser a co-fundadora do The Bangles

 

Início

Hoffs nasceu em Los Angeles, Califórnia, numa família judaica. Ela é filha de Tamar Ruth (née Simon) e Joshua Allen Hoffs, um psicanalista. A sua mãe tocava música dos Beatles para Hoffs quando era criança e começou a tocar viola na adolescência. Hoffs estudou na Palisades High School, em Pacific Palisades, Los Angeles, formando-se em 1976. Enquanto estava na faculdade, ela trabalhou como assistente de produção e fez sua estreia de atuação no filme Stony Island de 1978.

Em 1980, Hoffs formou-se na Universidade da Califórnia em Berkeley, em Berkeley, com um bacharelado em Artes. Quando entrou em Berkeley, ela era fã de bandas de rock clássicas que tocavam em grandes estádios. Enquanto estudante em Berkeley, ela participou do último show dos Sex Pistols no Winterland Ballroom e um show de Patti Smith. A exposição ao punk rock mudou o seu objetivo de carreira de uma dançarina para músico numa banda. Ela juntou-se a Vicki Peterson e Debbi Peterson no que mais tarde se tornaria o grupo de pop rock The Bangles. 

 

The Bangles

A primeira versão gravada dos Bangles foi um EP auto-intitulado em 1982, pela gravadora Faulty Products. The Bangles lançaram o seu primeiro álbum de estúdio All Over the Place em 1984, pela Columbia Records. Eles tiveram um sucesso moderado com o single "Hero Takes a Fall", mas o seu sucesso comercial veio com o segundo álbum, Different Light, em 1986, que produziu os singles de sucesso "Manic Monday", "If She Knew What She Wants" e "Walk Like an Egyptian".

Em 1986, Hoffs co-escreveu "I Need a Disguise" para o álbum Belinda de Belinda Carlisle, integrante do grupo do grupo The Go-Go's. Com a crescente fama, Hoffs também apareceu nas capas de inúmeras revistas, e a marca de guitarra Rickenbacker emitiu um modelo Susanna Hoffs 350, que ela personalizou.

Em 1987, Hoffs estrelou o filme The Allnighter, que foi dirigido por sua mãe, Tamar Simon Hoffs, e também apresentou Joan Cusack e Pam Grier. O filme foi criticamente criticado e falhou nas bilheteiras. Hoffs disse mais tarde: "Não foi um ótimo filme, mas toda a experiência foi fantástica".

The Bangles lançaram o seu terceiro álbum Everything em 1988, com o single "Eternal Flame", o mais vendido, que foi co-escrito e cantado por Hoffs. Durante o documentário da BBC "I'm in a Girl Group", Hoffs revelou que ela realmente cantou a gravação de estúdio da música completamente nua, devido ao produtor Davitt Sigerson aprovar a ideia, dizendo que Olivia Newton John tinha feito o mesmo. Mais tarde, ele veio a dizer que Hoffs que estava mentindo o tempo todo.

As Bangles separaram-se em 1989, mas no final da década de 90, Hoffs reencontrou as amigas das Bangles, com a esperança de se reunirem. Elas gravaram o single "Get the Girl" para o segundo filme de Austin Powers em 1999. Posteriormente, elas anunciaram a sua decisão de se reunir a tempo integral em 2000. O quarto álbum, Doll Revolution, foi lançado em 2003. 

   

 A solo

Hoffs lançou um álbum solo, When You're a Boy, em 1991, que gerou um U.S Top 40, com "My Side of the Bed". No Reino Unido, o single ficou no nº 44, por apenas 4 semanas no gráfico, e o álbum também vendeu decentemente na Europa. Desse álbum de Hoffs a canção "Unconditional Love" fez muito sucesso no Brasil por ter sido incluído na banda sonora internacional da novela "O Dono do Mundo", de Gilberto Braga, exibida pela TV Globo entre 1991/1992. Na trama a canção foi tema da personagem "Yara", interpretada por Daniella Perez.

Hoffs gravou outro álbum em 1993-94, antes de deixar a Columbia Records, mas não foi lançado. Em 1996, Hoffs lançou o seu segundo álbum solo, Susanna Hoffs. Embora tenha recebido muitos elogios nos media e tenha produzido um menor impacto dos EUA, foi hit do Reino Unido no número #33 por 2 semanas, com um cover do single "All I Want", do Lightning e não foi um grande sucesso comercial.

Hoffs gravou um cover de "The Look of Love", para a banda sonora do filme de Austin Powers: International Man of Mystery e um cover da música "Alfie", para a banda sonora do terceiro filme Austin Powers em Goldmember. Ela gravou um cover da música de Oingo Boingo "We Close Our Eyes", para a banda sonora de Buffy The Vampire Slayer. Ela também é responsável pela música "Now and Then", do filme de 1995 com o mesmo nome. 

Hoffs também contribuiu com uma música para o filme Red Roses and Petrol. Intitulado "The Water is Wide". A música pode ser ouvida nos créditos de encerramento e está disponível na banda sonora do filme. Em fevereiro de 2009, Hoffs apareceu no palco no Key Club em Los Angeles, cantando com thenewno2, a banda de blues psicadélico "pós-Bristol", liderada por Dhani Harrison.

Em dezembro de 2011, Hoffs forneceu uma música original para uso na promoção da Visit South Walton, uma agência de promoção de turismo em Condado de Walton (Flórida).

Hoffs auto-lançou o seu terceiro álbum solo (o primeiro desde o álbum auto-intitulado de 1996), chamado Someday pela Vanguard Records em 17 de julho de 2012. O trabalho foi produzido por Mitchell Froom e é influenciado pelas músicas da década de 60. American Songwriter deu a Someday, uma classificação de 4,5 de 5 estrelas e descreveu o álbum como "a declaração musical mais fácil e inegável de Hoffs, até ao momento".

Hoffs é mencionada por The Saw Doctors, em "I'd Love to Kiss the Bangles". Robbie Fulks escreveu para ela a canção "That Bangle Girl", que aparece em seu álbum The Very Best of Robbie Fulks.

Hoffs colocou o seu talento vocal na canção dos créditos finais do filme, A Dog Named Gucci, na música One Voice, que também apresenta as vozes de Norah Jones, Aimee Mann, Lydia Loveless, Neko Case, Brian May e Kathryn Calder. Foi produzido por Dean Falcone, que também escreveu a nota do filme. One Voice foi lançado pela Record Store Day, 16 de abril de 2016, com lucros da venda para instituições de beneficência de animais que se destinam a beneficiar. 

 

Vida pessoal

Em 1993, Hoffs casou com Jay Roach, diretor dos filmes Austin Powers e Meet the Parents e produtor da versão cinematográfica do The Hitchhiker's Guide to the Galaxy. Ela tem dois filhos. O marido Roach converteu-se ao judaísmo depois de se casar com Hoffs.

Ela é vegetariana.

 

in Wikipédia

 


Sem comentários: