Hirohito, também conhecido como Imperador Showa ou O Imperador Shōwa (Tóquio, 29 de abril de 1901 - Quioto, 7 de janeiro de 1989), foi o 124º imperador do Japão,
de acordo com a ordem tradicional de sucessão, reinando de 25 de
dezembro de 1926 até à sua morte, em 1989. Apesar de ser muito conhecido
fora do Japão pelo seu nome pessoal, Hirohito, no Japão é atualmente
reconhecido pelo seu nome póstumo, Imperador Shōwa.
No seu reinado, o Japão era uma das maiores potências - a nona maior economia do mundo, atrás da Itália, o terceiro maior país naval e um dos cinco países permanentes do conselho da Liga das Nações. Ele foi o chefe de Estado sob a limitação da Constituição do Império do Japão, durante a militarização japonesa e envolvimento na Segunda Guerra Mundial. Ele foi o símbolo do novo estado.
O seu reinado foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, e
coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade
japonesa. Foi sucedido por seu filho, o imperador Akihito.
Por imposição dos Aliados,
que ficam no Japão até 1950, toma medidas democratizantes, entre elas a
negação do caráter divino do seu cargo, que transforma o Japão numa monarquia constitucional. Economicamente destruída pela guerra, a nação transforma-se em potência industrial no período seguinte. Hirohito abandona os rituais da corte, deixa de usar o quimono, permite a publicação de fotos da família imperial e assume publicamente sofrer de cancro. Morre em Tóquio, depois de reinar durante 63 anos (e ter sido regente 5 anos), sendo sucedido pelo seu filho Akihito.
Sem comentários:
Enviar um comentário