Lynn Margulis, nascida Lynn Alexander (Chicago, 5 de março de 1938 – Massachusetts, 22 de novembro de 2011), foi uma bióloga e professora na Universidade de Massachusetts. O seu trabalho científico mais importante foi a teoria da endossimbiose, segundo a qual a mitocôndria teria surgido por endossimbiose. A mitocôndria seria um organismo separado que teria entrado em simbiose com células eucarióticas.
Foi casada com Carl Sagan e com ele teve dois filhos, Jeremy Sagan e Dorion Sagan, jornalista e escritor especializado em divulgação científica.
(...)
Muito menos aceitação do meio científico tem a hipótese de Gaia, com que Margulis começou a trabalhar no ano de 1972. A hipótese de Gaia fora apresentada por James E. Lovelock, químico inglês e inventor. Gaia é uma deusa, a Mãe terra grega. Na sua hipótese, Lovelock sustentava que a Terra é um organismo vivo e Margulis especificou que a Biota
terrestre – o agregado de toda a matéria viva do planeta – é habilitada
para o crescimento e tem um metabolismo e uma interação química
apropriada à manutenção da temperatura do planeta e da composição
atmosférica nos níveis desejáveis para a eclosão e a existência da vida
na Terra.
Nasceu em Chicago, a 5 de março de 1938, filha de Morris e Leone Alexander. Foi aceite na Universidade de Chicago com 15 anos. Aí conheceu Carl Sagan, então doutorando em física. Casaram quando Lynn tinha 19 anos. Recebe o bacharelato em Liberal Arts. Do casamento com Carl Sagan teve dois filhos, Dorion Sagan (com quem co-escreveu vários livros) e Jeremy Sagan. Do seu segundo casamento, com o cristalógrafo Thomas N. Margulis, teve dois filhos, Zachary Margulis-Ohnunma e Jennifer Margulis di Properzio.
Prémios
- 1983 - Eleita para a National Academy of Sciences
- 1999 - Recebe a National Medal of Science atribuída pelo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton
- 2009 - Recebe a Darwin-Wallace Medal atribuída a cada 50 anos pela Linnean Society por "avanços significativos no estudo da história natural e evolução".
- Nevada Medal, Sigma Xi's William Proctor Prize, NASA Public Service Award, Miescher-Ishida Prize, Commandeur de l'Ordre dees Palmes Academique de France.
Morte
Lynn faleceu em 22 de novembro de 2011, na sua casa em Amherst, Massachusetts, cinco dias depois de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. O seu corpo foi cremado e as suas cinzas espalhadas nos campos ao redor de sua casa.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário