quinta-feira, outubro 12, 2023

Paulo Autran morreu há dezasseis anos...


Paulo Paquet Autran (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1922 - São Paulo, 12 de outubro de 2007) foi um ator brasileiro de teatro, cinema e televisão.

   
(...)
 
Ao longo da sua carreira, estabeleceu importantes parcerias, com diretores como Adolfo Celi, Zbigniew Ziembiński e Flávio Rangel, e atrizes como Tônia Carrero .
Na televisão destacou-se em Guerra dos Sexos, em que contracenava com Fernanda Montenegro e protagonizou algumas cenas antológicas da teledramaturgia, e em Pai Herói, quando viveu o vilão carismático Bruno Baldaraci. Nos últimos anos fez apenas participações especiais, principalmente em minisséries, a última das quais Um Só Coração, em 2004. Em 2012 aparece numa participação especial na telenovela Guerra dos Sexos, apenas num flashblack e no seu velório, ambos exibidos no primeiro capítulo.
O seu último personagem no cinema foi no filme O Passado, de Héctor Babenco.
Estreou o seu 90º espetáculo em 2006, a peça O Avarento, de Molière, no Teatro Cultura Artística. Essa peça teve a sua temporada suspensa porque o ator apresentou problemas de saúde.
No ano anterior à sua morte, Paulo Autran passara por diversas internações, por causa de um cancro do pulmão. O tratamento (radioterapia e quimioterapia) não o impediu de continuar a atuar em O Avarento - e nem de seguir fumando até quatro maços de cigarros por dia.
Faleceu aos 85 anos, depois de sofrer um enfisema pulmonar e por complicações decorrentes do cancro. A pedido da família, a causa mortis não foi divulgada pela equipa médica que o acompanhava. O seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e cremado no Crematório da Vila Alpina.
Desde 1999, Paulo Autran era casado com a atriz Karin Rodrigues.
Em 15 de julho de 2011, a Lei 12.449 declarou-o Patrono do Teatro Brasileiro.
   

Sem comentários: