sexta-feira, outubro 27, 2023

O Espírito de Assis começou há 37 anos...


  

A reunião inter-religiosa em Assis foi um evento promovido pelo Papa São João Paulo II, ao qual vários líderes religiosos se uniram, para orar pela paz, e que ocorreu a 27 de outubro de 1986 na região da Úmbria.

   

Placa comemorativa da reunião inter-religiosa de 1986 em Assis

 

Participantes

A reunião contou com a presença de todos os principais representantes das igrejas cristãs, bem como de sessenta representantes de outras religiões, incluindo o Dalai Lama. Este evento teve um significado histórico, uma vez que nunca foi organizado um encontro inter-religioso dessa magnitude para esse fim.

 

O "Espírito de Assis"

O Papa João Paulo II cunhou o termo "Espírito de Assis" para indicar um modelo de diálogo entre religiões baseado na fraternidade, experimentado no encontro de 27 de outubro de 1986.

 

A reunião de 2016

Para comemorar os trinta anos que se passaram desde essa reunião, nas datas de 18 a 20 de setembro de 2016, quinhentos representantes de diferentes religiões se encontraram na histórica cidade da Úmbria, além de cerca de doze mil peregrinos. Juntamente com os religiosos, o evento contou com a presença de Sergio Mattarella, presidente da República Italiana, além de importantes intelectuais.
 
 

Sem comentários: