quarta-feira, julho 05, 2023

O livro de Newton que deu origem à moderna Física foi publicada há 336 anos

  

Capa da obra Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica
    
Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica (título em latim, traduzido para português será: "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", também referenciado simplesmente como Principia Mathematica) é uma obra, de três volumes, escrita por Isaac Newton, publicada em 5 de julho de 1687 (Newton publicou outras duas edições, em 1713 e 1726).
É provavelmente o livro de ciências naturais de maior influência já publicado, contém as leis de Newton para o movimento dos corpos, fundamentação da mecânica clássica, assim como a lei da gravitação universal. Newton demonstrou as leis de Kepler para o movimento dos planetas (que haviam sido obtidas empiricamente).
Na formulação de suas teorias da física, Newton desenvolveu um campo da matemática conhecido como cálculo. Entretanto, a linguagem do cálculo foi deixada de fora do Principia. Em vez de usá-lo, Newton demonstrou a maioria de suas provas com argumentos geométricos.
O Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica é composto de três volumes:
  1. De motu corporum - Sobre o movimento dos corpos
  2. De motu corporum - Sobre o movimento dos corpos (cont.)
  3. De mundi systemate - Sobre o sistema do Mundo
   

 

3 comentários:

Manuel M Pinto disse...

António Emílio Leite Couto, mais conhecido por Mia Couto, nasceu em 5 de Julho de 1955 na cidade da Beira em Moçambique. É filho de uma família de emigrantes portugueses.
"Atualmente é o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior e um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal. As suas obras são traduzidas e publicadas em 24 países.Várias das suas obras têm sido adaptadas ao teatro e cinema. Tem recebido vários prémios nacionais e internacionais, por vários dos seus livros e pelo conjunto da sua obra literária.
É o único escritor africano que é membro da Academia Brasileira de Letras, como sócio correspondente, eleito em 1998.
0 seu romance Terra sonâmbula foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Em 1999, o autor recebeu o prémio Vergílio Ferreira pelo conjunto de sua obra e, em 2007 o prémio União Latina de Literaturas Românicas."

Manuel M Pinto disse...

Edgar Cardoso, famoso engenheiro português,faleceu a 5 de Julho de 2000.
"Edgar António de Mesquita Cardoso fez da engenharia de pontes um exercício de inovação. Idealizou e construiu mais de 500 pontes em todo o mundo. Autor de algumas das mais notáveis obras de engenharia portuguesa do século XX, como a Ponte da Arrábida, classificada como monumento nacional."

Fernando Martins disse...

Obrigado pelas sugestões - o post sobre Edgar Cardoso está previsto sair às 23.00 horas e fizemos um novo post sobre Mia Couto...