quinta-feira, abril 13, 2023

Garry Kasparov, ex-campeão mundial de Xadrez e oposicionista russo, faz hoje sessenta anos

  
Garry Kasparov (nascido Garry Kimovich Weinstein, Baku, 13 de abril de 1963) é um Grande Mestre e ex-campeão mundial de xadrez, escritor e ativista político russo, nascido na República Socialista Soviética do Azerbaijão, União Soviética (atual Azerbaijão). É considerado por alguns o maior xadrezista de todos os tempos.
   
(...)   
   

Embora altamente considerado, no Oriente, como um símbolo de oposição a Putin, o apoio de Kasparov na Rússia era fraco.

Em 14 de abril de 2007 Kasparov foi preso com quase outras 200 pessoas ao participar num protesto contra o Kremlin, e ficou detido por cerca de dez horas, além de ter sido multado em mil rublos. Em novembro do mesmo ano, foi novamente preso, num protesto contra Vladimir Putin e ficou detido desta vez por cinco dias. 

Ele é atualmente presidente da Fundação de Direitos Humanos e preside ao seu Conselho Internacional. 

   

(...)

 

A segunda disputa entre Anatoly Karpov e Garry Kasparov foi organizada em Moscovo à melhor de 24 jogos, onde o primeiro jogador a obter 12,5 pontos ganharia o título de Campeão Mundial e o resultado final não importaria (mas no caso de um empate de 12-12, o título permaneceria com o Campeão anterior, Karpov). Em 9 de novembro de 1985, Kasparov tornou-se Campeão Mundial com o resultado de 13-11, vencendo o vigésimo quarto jogo com as peças pretas e usando a Defesa Siciliana. Ele tinha 22 anos na época, o que fez dele o mais novo jogador a se tornar Campeão Mundial de Xadrez. A vitória de Kasparov com as pretas no décimo sexto jogo é considerado uma das melhores partidas de xadrez de todos os tempos.

  

Sem comentários: