James Montgomery Doohan (Vancouver, 3 de março de 1920 - Redmond, 20 de julho de 2005) foi um ator canadiano, de origem irlandesa, cujo papel de maior destaque foi o do engenheiro Montgomery Scott na série original de Star Trek.
O papel de engenheiro-chefe da nave estelar Enterprise coube-lhe na série original e em seis longa-metragens para o cinema. Apresentou-se para disputar um papel na série em 1966
e um dos principais motivos por ter sido escolhido para interpretar o
engenheiro-chefe Scotty, foi a sua capacidade de imitar diversos
sotaques.
Era um veterano do Dia D, em que foi atingido por seis tiros de metralhadora no desembarque dos aliados na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial.
Casou-se três vezes, teve sete filhos e atuou em 80 filmes ao longo dos seus 50 anos de carreira.
Muitos apreciadores de Star Trek disseram a Doohan que os havia inspirado a escolher a engenharia como profissão. O astronauta Neil Armstrong, um engenheiro que participou do Projeto Apollo da NASA,
também mencionou este facto, ao dizer a Doohan, na sua última aparição
pública, "de um velho engenheiro para outro, obrigado, colega".
A sua autobiografia foi intitulada de Beam Me Up, Scotty ("Leve-me para cima, Scotty") - a ordem que o engenheiro mais ouviu do capitão James T. Kirk ao longo de todo o seriado.
Doohan morreu de pneumonia e Alzheimer na sua casa na cidade de Redmond, estado de Washington. Uma pequena porção das suas cinzas foi lançada no espaço em 2007.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário