Pietro Nardini (Fibiana, 12 de abril de 1722 - Florença, 7 de maio de 1793) foi um compositor e violinista italiano.
Nardini nasceu em Livorno e estudou música em Livorno, tornando-se mais tarde aluno de Giuseppe Tartini. Ele mudou-se para a Alemanha, onde se juntou à capela da corte em Stuttgart, tornando-se regente em 1762. No entanto, ele abandonou suas funções lá em 1765 para se tornar Kapellmeister, em 1770, para o Grão-Duque da Toscana em Florença.
Nardini é mencionada nas Observações e reflexões feitas no curso de uma viagem pela França, Itália e Alemanha (1789), do escritor inglês Hester Lynch Piozzi, como tocando um solo num concerto que a Senhora Piozzi e o seu marido, Gabriele Piozzi, deram em Florença em julho de 1785.
Embora Nardini não fosse um compositor prolífico, as suas obras são conhecidas por suas melodias melodiosas e utilidade em estudos técnicos. Entre os mais conhecidos estão a Sonata em Ré maior e o Concerto em Mi menor.
Como amigo de Leopold Mozart, ele testemunhou a chegada de Wolfgang Amadeus Mozart na sua primeira visita à Itália e suas tentativas de encontrar uma posição sustentável em 1770-1771. Também conheceu o compositor boémio Václav Pichl, Kapellmeister do arquiduque Ferdinand d'Este, governador austríaco da Lombardia.
Foi professor de Bartolomeo Campagnoli, Giovanni Francesco Giuliani e provavelmente também de Gaetano Brunetti.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário