sábado, setembro 25, 2021

John Bonham, o baterista dos Led Zeppelin, morreu há 41 anos...

 

    
John Henry Bonham (Redditch, 31 de maio de 1948 - Clewer, 25 de setembro de 1980) foi um baterista, inglês membro da banda de rock, heavy metal e hard rock Led Zeppelin, grupo de sucesso formado em 1968 pelo guitarrista Jimmy Page, juntamente com o vocalista Robert Plant e o baixista e teclista John Paul Jones. Bonham era considerado pela sua velocidade, potência e rapidez do seu pé direito, os sons característicos e seu "feeling" quando executava grooves. Ele é amplamente considerado o maior baterista da história do rock. Mais de 30 anos após a sua morte, Bonham continua a angariar prémios e elogios, incluindo uma lista dos leitores da Rolling Stone em 2011 e Gibson colocando-o em primeiro lugar da lista, como "o melhor baterista de todos os tempos".

O símbolo de Bonham, no álbum Led Zeppelin IV
      
 
Morte
Bonham não gostava de se ausentar de casa e da família por longos períodos de tempo; isto levou-o ao uso abusivo do álcool para controlar os seus nervos. Em 24 de setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para a sua digressão pelos Estados Unidos, Bonham bebeu cerca de quarenta shots de vodka.
Quando terminou o ensaio foram para a casa de Jimmy Page em Windsor. Depois da meia noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. 
Apesar do alarido feito pela imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo. Foi diagnosticado de que Bonham morreu asfixiado pelo próprio vómito.
     
Lápide em memória de John Henry Bonhan, com seus restos mortais
   

  


Sem comentários: