quarta-feira, agosto 18, 2021

Henrique Medina nasceu há 120 anos


Henrique Medina de Barros  (Porto, 18 de agosto de 1901 - 30 de novembro de 1988) foi um pintor português, filho de mãe portuguesa e de pai espanhol.

É actualmente considerado o principal retratista português do século XX.

 

Aos 10 anos foi apresentado ao professor José de Brito da Escola de Belas Artes do Porto que surpreendido com a sua habilidade consentiu que assistisse às suas aulas. Também teve aulas com Acácio Lino e Marques de Oliveira.

Em 1919, interrompeu o curso na Escola Superior de Belas Artes do Porto para prosseguir estudos em Paris, com os mestres Cormon e Bérard. Permaneceu sete anos em Paris.

Em seguida mudou-se para Londres, onde viveu dez anos e teve um estúdio.

Foi para Roma onde pintou o retrato de Mussolini. Na execução desta obra ocupou cinco sessões matinais no gabinete do ditador, que não interrompeu o seu trabalho.

A 10 de Maio de 1930, foi feito Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo.

Convidado a trabalhar no Brasil onde pintou representativas figuras da sociedade como o embaixador Nobre de Melo e o escritor Carlos Malheiro Dias.

Trabalhou ainda em Buenos Aires tendo retratado o biólogo Francisco Jauregui (1934) entre outros.

A 9 de Abril de 1936, foi feito Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Depois residiu sete anos em Hollywood, com um estúdio que manteve após o regresso a Portugal. Retratou os artistas da época como Greer Garson, Linda Darnell, Mary Pickford, Madeleine Carol e Ann Miller. Também pintou nomes da música como Jannete MacDonald, Lily Pons e Galli Curcci, estas últimas telas estão expostas no Metropolitan Opera House em Nova Iorque.

Pintou também o quadro do filme O Retrato de Dorian Gray e o retrato de Greer Garson utilizado no filme Mrs Parkington que faz parte do museu da Metro Goldwin Mayer

Em seguida pintou de novo na Europa na Suécia, Dinamarca e Espanha.

Voltou à Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, para se mudar com a segunda guerra mundial de novo para o Brasil e Estados Unidos onde passa 7 anos.

Em Portugal pintou cinco presidentes da República: António José de Almeida (1932), Óscar Carmona (1933), Sidónio Pais (1937), Canto e Castro (1937) e Américo Thomaz (1957), homens da ciência como Egas Moniz (1950) e José Gabriel Pinto (1957). Pintou também o compositor Cláudio Carneiro (Paris 1921), o Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira (1934), o bispo do Porto António Ferreira Gomes (1981) e o Arcebispo de Braga Eurico Dias Nogueira, além de António de Oliveira Salazar (1939).

A 2 de Julho de 1969, foi elevado a Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Desde tenra idade, passava férias em casa de família na freguesia de Marinhas, concelho de Esposende, à qual regressou definitivamente em 1974, onde se dedica aos retratos da vida rural que o acompanhou durante os seus primeiros anos de vida. O seu atelier é hoje museu.

Actualmente a escola secundária de Esposende chama-se Escola Secundária Henrique Medina em sua honra. Da mesma forma, a Câmara Municipal do Porto assim quis homenagear o pintor, dando-lhe o se nome a uma das ruas da freguesia de Ramalde. Ainda em Esposende poderemos encontrar o nome de Henrique Medina associado ao nome de uma praça no centro da cidade além de um busto do pintor, situado nesta mesma praça.

A maior colecção de obras do autor está em Braga no Museu Medina, composta por 50 óleos e ainda diversos desenhos da autoria do pintor, legados pelo próprio em 1982 à Arquidiocese de Braga.

A 11 de fevereiro de 1984, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

   

in Wikipédia

Sem comentários: