sexta-feira, junho 11, 2021

Robert Ervin Howard, o criador de Conan, morreu há 85 anos

  
Robert Ervin Howard (Peaster, Texas, 22 de janeiro de 1906 - Cross Plains, Texas, 11 de junho de 1936) foi um escritor dos géneros de fantasia e aventura histórica. Os seus contos eram publicados em revistas pulp.
Nasceu em Peaster, Texas, filho do Dr. Isaac Mordecai Howard e Hester Jane Ervin Howard, ambos naturais da Georgia e oriuntos de famílias americanas de raízes escocesas. A sua família morou em várias cidades no Texas (a sul, leste e oeste), e também no oeste de Oklahoma, antes de estabelecer-se em Cross Plains, Texas, em 1919.
Começou a escrever com 9 anos (inspirado nas histórias de Harold Lamb e Talbot Mundy, publicadas na revista ""Adventures"") mas só aos 15 anos começou a escrever profissionalmente, e somente em 1924, quando estudava na academia Howard Payne, em Brownwood, teve uma história publicada, o conto Spear and Fang (Lança e Presa), que apareceu na edição de julho de 1925 da revista Weird Tales. Muitas das suas histórias vieram a ser publicadas na Weird Tales como ("The Hyena" - A Hiena - e "The Lost Race" - A Raça perdida) e teve a sua primeira capa em 1926.
A sua inspiração deve-se aos contos de horror que ouvia da sua avó e da sua velha tia Mary Bohanoon, e, quando criança, sempre sonhara ser um bárbaro a combater contra o Império Romano, tornando-se assim um rebelde contra o mundo civilizado.
Escreveu histórias de muitos estilos mas suas criações mais famosas são as do género sword and sorcery (espada e feitiçaria) - um género de fantasia, caracterizado por sua ênfase em combates violentos e intervenções sobrenaturais (deuses, monstros, magos, etc.). Howard criou um dos personagens fantásticos mais populares de todos os tempos; o bárbaro Conan, que fez a sua estreia no conto The Phoenix on the Sword, em dezembro de 1932. Para hospedar a sua criação Howard inventou a Era Hiboriana, que se passa na própria Terra (mas num passado pré-cataclísmico, do qual a história atual não guarda lembranças). Outros personagens célebres incluem o rei Kull, o aventureiro puritano Salomão Kane,e o picto Bran Mak Morn. Criou também as guerreiras Dark Agnes de la Fere e Red Sonya de Rogatino, esta última a base para a criação da personagem Red Sonja da editora Marvel Comics. Com Conan e seus outros heróis, Howard criou o género que viria a ser conhecido como “Espada e Feitiçaria” (sword and sorcery) entre os anos 20 e 30. O seu trabalho originou uma serie de imitadores, fazendo de Howard um dos grandes influenciadores no género da fantasia, apenas rivalizando com J.R.R. Tolkien.
  
(...)
  
Em 11 de junho de 1936, aproximadamente às oito da manhã, depois de ficar sabendo que a sua mãe provavelmente nunca sairia do estado de coma, Howard suicidou-se. Sentou-se no banco da frente do seu carro e deu um tiro na cabeça, mas só morreu oito horas depois. A sua mãe morreu no dia seguinte e compartilharam o funeral. Ambos estão enterrados no cemitério de Greenleaf, em Brownwood.
 
  

Sem comentários: