terça-feira, março 09, 2021

John Profumo morreu há quinze anos

  
John Dennis Profumo, 5º Barão Profumo, conhecido informalmente como Jack Profumo, (Kensington, 30 de janeiro de 1915 - Londres, 9 de março de 2006) foi um político britânico.

Profumo é mais conhecido pelo envolvimento em 1963 num escândalo envolvendo a modelo Christine Keeler. John Profumo renunciou e se retirou da política. Ajudou a fazer cair o governo conservador de Harold Macmillan. Após a sua renúncia, Profumo começou a trabalhar como voluntário em instalações de limpeza sanitária em Toynbee Hall. Continuou o trabalho pelo resto de sua existência. Essas atividades ajudaram restabelecer a reputação de Profumo; ele foi elevado a Comandante da Ordem do Império Britânico em 1975, e em 1995, foi convidado por Margaret Thatcher para o seu 70º aniversário. 

 

in Wikipédia

 


O Caso Profumo

Em julho de 1961 é apresentada como acompanhante a John Profumo, Secretário de Estado da Guerra do governo britânico, aquando de uma recepção em redor de uma piscina em Cliveden, moradia de Lord William Waldorf Astor, em Buckinghamshire. Profumo teve então uma relação com ela, sem ter em conta que Christine estava também ligada a Yevgeny Ivanov, adido militar da embaixada da União Soviética. John põe rapidamente termo a esta imprudência quando informado por Sir Roger Hollis, chefe do MI5. A 9 de agosto de 1961, John Profumo escreveu à sua amante informando-a do fim da relação. Mas o caso deu muito que falar, sobretudo devido ao ambiente de guerra fria que se vivia. 
 

Sem comentários: